O Tribunal de Justiça da Paraíba realizou nessa quarta-feira (9) a eleição para escolha da nova mesa diretora (biênio 2023/2024). Os escolhidos foram os desembargadores João Benedito da Silva (presidente), Marcos William de Oliveira (vice-presidente) e Carlos Martins Beltrão Filho (corregedor-geral de Justiça). A eleição ocorreu durante a 17ª Sessão Ordinária Administrativa do Tribunal Pleno, conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides.
Na ocasião, também houve a eleição do diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma) para o biênio 2023/2024. O desembargador Ricardo Vital de Almeida, atual dirigente da instituição, foi reconduzido ao cargo por aclamação. Em seguida, foi feita a escolha do ouvidor geral e do ouvidor substituto, sendo eleitos, respectivamente, os desembargadores Joás de Brito Pereira Filho e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira.
Os desembargadores elegeram ainda os membros do Conselho da Magistratura, biênio 2023/2024. Os titulares são os desembargadores Joás de Brito Pereira Filho, Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira. Os suplentes são a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes e os desembargadores Márcio Murilo da Cunha Ramos e Ricardo Vital de Almeida.
Veja também
Lula tem primeiro encontro com ministros do STF após vitória nas urnas
Após a eleição, o presidente do TJPB, Saulo Benevides, agradeceu a participação de todos os desembargadores e desejou votos de pleno êxito à gestão da nova mesa diretora. “Graças a Deus o Tribunal deu essa demonstração de união e de democracia. Meus parabéns aos eleitos, na certeza de que o Tribunal continuará sendo dinâmico e eficiente para bem servir ao povo paraibano”, afirmou.
O presidente eleito, desembargador João Benedito da Silva, iniciou a sua fala agradecendo primeiramente a Deus por ter oportunizado viver esse momento. Agradeceu também aos pares pela confiança depositada em seu nome e fez um agradecimento especial a atual mesa diretora, na pessoa do desembargador Saulo Benevides, que apoiou seu nome desde o primeiro momento.
“Estou feliz por poder contribuir com o meu trabalho para a continuidade da administração deste importante órgão de distribuição de Justiça, dando assim seguimento a administração já exitosa do desembargador Saulo Benevides e da atual mesa diretora. Juntos iremos trabalhar pelo bem do Tribunal de Justiça e pelo bem do jurisdicionado. Essa é uma batalha em que todos sairão ganhando. Prometo trabalho e união”, afirmou João Benedito.
João Benedito da Silva ingressou no Tribunal de Justiça como desembargador, pelo critério de merecimento, em 23 de setembro de 2009. Ocupou o cargo de vice-presidente da Corte no biênio 2016/2018. Foi também membro titular do Conselho da Magistratura.
Ele iniciou sua carreira na magistratura pela Comarca de São José de Piranhas (07.08.1984 a 10.07.1984). Em seguida foi removido para a Comarca de Queimadas (11.07.1985 a 13.12.1987). Foi ainda juiz da Comarca de Princesa Isabel (14.12.1987 a 17.05.1994).
O desembargador passou também pelas Comarcas de Campina Grande (6ª Vara Criminal e 5ª Vara Cível) e Comarca da Capital (5ª Vara da Família e 13ª Vara Cível). Atuou como juiz corregedor auxiliar do TJPB (biênios 1997/1998 e 1999/2000).
Na Justiça Eleitoral atuou como juiz eleitoral da 17ª Zona Eleitoral do município de Campina Grande, ocasião em que presidiu as primeiras eleições com o uso de urnas eletrônicas naquele município. Foi juiz eleitoral da 70ª Zona Eleitoral da Capital e membro efetivo do TRE, biênio 2007/2009. No TRE atuou como diretor da Escola Judiciária Estadual e como juiz Corregedor Regional.
Fonte: TJPB