O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou nesta sexta-feira (29) a retomada gradual das aulas presenciais no estado para o dia 15 de junho, começando pelos cursos de graduação e pós-graduação, e em seguida no Ensino Médio e Fundamental. As instituições deverão adotar diversas medidas como protocolo de higiene e segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus.
“Em processo participativo, editamos um decreto com proposta inicial de que as aulas sejam retomadas gradativamente a partir do dia 15 de junho, começando pelos cursos de Graduação e Pós-Graduação, até chegar nos estudantes de Ensino Fundamental e Educação Infantil”, disse o governador Flávio Dino em coletiva virtual realizada nesta sexta-feira (29).
O processo de retorno às aulas será sequencial, iniciando das séries mais avançadas – terceiras séries do Ensino Médio e períodos finais das faculdades e universidades- até as séries iniciais. Protocolos de higiene sanitária, como kits de higiene, máscara de proteção, álcool 70% passam a fazer parte da rotina dos estudantes.
Logo após o anúncio, o nome do governador já aparecia entre os termos mais mencionados nas redes sociais digitais. No Twitter, o anúncio dividiu opiniões:
Antes de mais nada, eu sou 100% contra essa reabertura do comércio. Mas sabe o que fica parecendo essa postura do Flávio Dino?
— Jessica, filha única, Illinois, Chicago (@orradiam) May 29, 2020
Que ele já tá tipo “foda-se vocês eu faço de tudo pra vocês ficarem em casa mas vocês só reclamam vão se amontar na casa do caralho e MORRAM”
Estudantes não devem pagar pela irresponsabilidade de quem não respeitou a quarentena, escolas e universidades não estavam desrespeitando a quarentena. Se Flávio Dino quer lavar as mãos, que lave abrindo shoppings e deixando cada um decidir por sua vida.
— Ana Lídia (@pretagonista_) May 29, 2020
Escuta aqui FLAVIO DINO eu não vou pra escola no meio de uma PANDEMIA por a minha família em risco. Tá doidão caralho?????? pic.twitter.com/zzn5mu6kml
— ✨ (@anapaulannr) May 29, 2020
Flávio Dino tava com a faca e o queijo na mão na luta contra o corona vírus aí agora ele jogou o queijo fora e enfiou a faca no nosso cu
— Thami (@poxathamis) May 29, 2020
Novas medidas
Para evitar aglomeração, as instituições de ensino deverão alternar horários de entrada e saída dos estudantes e ainda reduzir a quantidade de alunos por turma, respeitando a distância de 1,5m entre estudantes e profissionais.
As avaliações dos cursos de graduação e pós-graduação deverão ser realizadas virtualmente. Quando necessárias, as avaliações presenciais deverão ser feitas de acordo com medidas sanitárias estabelecidas. Atividades esportivas presenciais estão suspensas e as solenidades de formatura do Ensino Médio e Superior ocorrem de forma virtual.
“Precisamos buscar meio termo e é isso que estamos buscando em meio a uma conjuntura inédita, em que não há literatura, não há padrões científicos que apontam o caminho perfeito”, disse o governador Flávio Dino ao afirmar que o retorno das atividades educacionais e comerciais está sujeito a antecipação ou postergação de acordo com os indicadores epidemiológicos no Maranhão.
Atividades econômicas
No dia 25 de maio iniciou o processo de abertura de pequenas empresas familiares nos municípios da Ilha de São Luís. Na coletiva nesta sexta-feira (29), o governador afirmou que serão publicadas portarias editadas pela Casa Civil com as atividades econômicas que estão autorizadas a funcionar a partir de segunda-feira (1º) de acordo com protocolos sanitários.
“Há previsão em relação a outros setores econômicos até dia 29 de junho. De maneira gradativa iremos retomando as atividades comerciais, sempre lembrando que pode haver mudanças de acordo com os dados epidemiológicos do nosso estado”, assegurou o governador.