A fala do ministro do Meio Ambiente no vídeo da reunião ministerial com o presidente Jair Bolsonaro acendeu o sinal de alerta para todas as entidades que defendem a causa ambiental no Brasil. Ricardo Salles sugeriu aproveitar a pandemia do novo coronavírus e as atenções da imprensa com o tema para afrouxar as regras de proteção, no que ele classificou como “passar a boiada”.
Na tentativa de frear a política que vem sendo adotada pelo governo federal que busca beneficiar a exploração em detrimento da preservação, a Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados programou para esta sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, protocolar o pedido de impeachment do ministro.
“Não faz sentido ter um ministro do Meio Ambiente que, na verdade, luta contra o meio ambiente”, afirmou o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coordenador da Frente. Os líderes dos partidos de oposição já haviam protocolado um pedido de impeachment de Ricardo Salles na semana passada.
Relembre a fala do ministro:
“Então pra isso precisa ter um esforço nosso aqui enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de COVID e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas. De IPHAN, de ministério da Agricultura, de ministério de Meio Ambiente, de ministério disso, de ministério daquilo. Agora é hora de unir esforços pra dar de baciada a simplificação, é de regulatório que nós precisamos, em todos os aspectos”, disse, na ocasião, Ricardo Salles.