O lateral esquerdo Marcelo, do Real Madrid e da Seleção Brasileira, marcou o terceiro gol na vitória do seu clube contra o Eibar neste domingo (14), pela 28ª rodada da Liga Espanhola, e aproveitou a comemoração para protestar contra o racismo. Assim como diversos desportistas profissionais por todo o mundo, o brasileiro se pôs de joelho, em referência à forma como o Derek Chauvin, ex-policial de Minneapolis, no Estados Unidos, assassinou George Floyd.
Não é a primeira vez que Marcelo se posiciona publicamente contra o racismo. Em seu perfil no Instagram, o brasileiro já havia publicado uma imagem junto à campanha “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam, em tradução livre do inglês), que tem mobilizado o mundo inteiro contra o racismo.
A atitude do brasileiro dentro de campo pode ser considerada ainda mais corajosa, visto que a FIFA costuma punir jogadores que façam qualquer manifestação política em partidas oficiais. No entanto, desde o assassinato de George Floyd, o entendimento das entidades que gerem o futebol é por liberar os atos contra o racismo.