Foi um golpe direto, sem chance de esquiva. Daqueles que o lutador sabe que vai levar a qualquer momento, não tanto por mérito do adversário, mas pela sua incapacidade de defesa. Ele figura ali no ringue, finge ser forte, mas assim que aquele soco bem dado vier, beijará a lona. “Bolsonaro corrupto” mancha a imagem do presidente da República da pior forma possível diante da construção de “homem honesto” feita para ele desde a campanha. Porém, parecia ser inevitável, posto quem é Jair Bolsonaro, as pessoas que o cercam e as práticas dele e de seu grupo – família – político.
Desde que foi eleito presidente, Jair Bolsonaro vem cumprindo a agenda de retirada de direitos e arrocho econômico. O governo de perfil ultraconservador propõe a cada dia menos espaços para a diversidade, além de ações antiambientalistas e o desastre que tem sido a gestão da educação.
O presidente também ficará marcado na história pelas violações aos direitos humanos e por conduzir uma das piores gestões de enfrentamento à pandemia da covid-19 dentre todos os chefes de Estado do mundo. As mais de 100 mil mortas pesam até hoje nas costas de Jair Bolsonaro.
Apesar deste ‘conjunto da obra’, os defensores do governo alegavam sem qualquer desfaçatez que os desfeitos administrativos eram na verdade modo correto de gerir, e rebatiam as provocações cobrando que se provasse que Bolsonaro era corrupto. Segundo a estratégia de polarização permanente, corruptos são “os outros”, e aí pode-se incluir a “esquerda”, “Lula”, o “PT”, e demais inimigos imaginários, como o “comunismo”.
Desta vez, o corrupto é o próprio Jair Bolsonaro. A hashtag #BolsonaroCorrupto esteve entre os assuntos mais comentados em todo o Brasil na noite desta quinta-feira (27) por meios das redes sociais digitais, e figurou no topo da lista no Twitter. As acusações são gravíssimas, desde rachadinha, desvio de dinheiro público e lavagem de dinheiro na compra de imóveis para sua família.
Confira abaixo alguns dos comentários de maior destaque:
Entenda o esquema criminoso da família Bolsonaro: parte #1. Siga o fio. #BolsonaroCorrupto pic.twitter.com/bB4jmcEKd1
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) August 27, 2020
Já que Bolsonaro se recusa a responder pq Queiroz depositou R$ 89 mil na conta de Michelle, vamos tentar outras? Presidente, pq você e seus filhos recolhiam parte do salário dos assessores? Pq sempre compram imóveis em dinheiro vivo? Pq empregavam milicianos? #BolsonaroCorrupto
— Henrique Fontana (@HenriqueFontana) August 27, 2020
Bolsonaro aceitava ser chamado de racista, homofóbico, miliciano, genocida… Só dizia que não podia ser chamado de corrupto. Só que corrupto é o que ele mais é. É racista, homofóbico, miliciano, genocida, incompetente e… CORRUPTO! #BolsonaroCorrupto https://t.co/ZCiJCLNRMQ
— rogeriocorreia_ (@RogerioCorreia_) August 27, 2020