O governador João Azevêdo assina, nesta sexta-feira (20), contrato de empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O valor é de 45 milhões de dólares, o equivalente a 238 milhões de reais. O dinheiro será destinado à execução do projeto Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde – Amar.
O Projeto Amar tem como objetivo aprimorar o modelo de Atenção Integral à Saúde no Estado, fortalecendo a ação do SUS da Paraíba e consolidando as Redes Integradas na Atenção à Saúde no estado. Apresentado pelo Governo do Estado por meio de uma carta-consulta, o projeto foi um dos poucos aprovados pelo BID em todo o Brasil.
Dentre as ações previstas no projeto estão a implementação do prontuário eletrônico do paciente; reforma e otimização dos processos do Laboratório Central do Estado (Lacen); reforma e ampliação de cinco maternidades de alto risco e implementação de um programa para fortalecer os serviços de pré-natal no estado; aquisição de novos equipamentos para serviços de oncologia no Hospital do Bem, em Patos; além da aquisição de equipamentos para serviços de neurologia e cardiologia do Hospital Metropolitano de Santa Rita e Hospital de Itaporanga.