O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), testou positivo para Covid-19. O anúncio foi feito neste domingo (27) através de nota divulgada pela assessoria de imprensa do político de 67 anos. O comunicado não traz detalhes sobre o estado de saúde do suplente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Com a confirmação, Mourão entra para o grupo “seleto” de auxiliares do governo acometidos da doença. De acordo com a nota, ele ficará em isolamento no Palácio do Jaburu. O vice-presidente testa positivo para Covid-19 no momento em que o Brasil atinge a triste marca de 191.146 pessoas mortas em decorrência da pandemia.
Desde o começo da pandemia, 7.481.400 brasileiros já foram contaminados pelo vírus. A relação dos integrantes do governo com a pandemia, desde o primeiro caso, em março, não é das mais recomendáveis. O próprio presidente deu várias declarações contrárias às medidas de prevenção da doença.
Enquanto o vice-presidente testa positivo para Covid-19, Jair Bolsonaro dá declarações conflitantes sobre o enfrentamento à pandemia. Neste sábado (26), ele disse não dar bolas para a demora do início da vacinação no Brasil. O discurso foi mudado neste domingo, mas ainda sem arriscar datas.
Bolsonaro diz que a vacina tem que ser segura e liberada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (Anvisa). Apesar disso, o presidente foi e ainda é um grande defensor da cloroquina, uma droga sem eficácia comprovada.
Do governo, além de Mourão e Bolsonaro, tiveram Covid-19 os ministros Eduardo Pazuello (Saúde), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Milton Ribeiro (Educação), Onyx Lorenzoni (Cidadania), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União), Braga Netto (Casa Civil), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral), Marcelo Álvaro Antônio (Turismo), Fábio Faria (Comunicações) e André Mendonça (Justiça).
Nota
Veja nota divulgada pela assessoria do vice-presidente:
Na tarde de hoje, domingo, 27 de dezembro, foi confirmado o teste positivo para Covid-19 do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que permanecerá em isolamento na residência oficial do Jaburu.
Brasília, 27 de dezembro de 2020