Na manhã da última sexta-feira (22), a Prefeitura de Conde, município do Litoral Sul paraibano, removeu o monumento “Árvore dos Bons Ventos” da entrada da cidade. Criação do artista plástico paraibano Wilson Figueiredo, a escultura foi entregue em 2018, dentre as comemorações de 55 anos de emancipação. A prefeitura não informou qual será o destino da obra, que é patrimônio da população, tampouco o motivo da remoção.
O monumento, antes localizado no entroncamento das rodovias BR-101 com a Rodovia dos Tabajaras (PB-018), fazia referência aos tradicionais eucaliptos da entrada da cidade. Em seu lugar foi colocada uma âncora.
Procurada pela reportagem, a prefeita Karla Pimentel (Pros) não respondeu sobre o motivo de ter retirado a escultura, nem disse qual será a destinação. A ex-prefeita Márcia Lucena (PSB), então gestora do município quando a obra de arte foi entregue, destaca que o monumento é patrimônio da cidade. “Devemos questionar o motivo e o pra onde, pois a árvore não é minha e nem dela [atual prefeita], é do Conde! As pessoas têm o direito de saber!”, enfatizou Márcia Lucena.
A escultura é composta por chapas de ferro com 8mm de espessura e 4m de altura, tem o formato de uma árvore com os galhos em movimento por ocasião dos ventos que sopram na região e representava o marco inicial do município.