O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cumpriu a promessa de fazer uma mudança na Petrobras. Nesta sexta-feira (19), por meio de uma nota publicada em seu perfil no Twitter, ele anunciou o general da reserva do Exército Joaquim Silva e Luna para a presidência da estatal.
Veja também
O petróleo é nosso, o lucro dos outros
“O governo decidiu indicar o senhor Joaquim Silva e Luna para cumprir uma nova missão, como conselheiro de administração e presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente, senhor Roberto Castello Branco”, diz o texto da publicação, que tem cabeçalho do Ministério de Minas e Energia.
Para que se concretize a troca no comando, a indicação do general precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras, que tem reunião marcada para a terça-feira (23).
Na quinta-feira (18), em transmissão ao vivo, o presidente emitiu críticas à Petrobras e prometeu uma mudança na empresa. “Nesses dois meses nós vamos estudar uma maneira definitiva de buscar zerar o imposto para ajudar a contrabalancear esses aumentos, no meu entender excessivo, da Petrobras. Mas eu não posso interferir, nem iria interferir na Petrobras, se bem que alguma coisa vai acontecer na Petrobras nos próximos dias, você tem que mudar alguma coisa, vai acontecer”, disse Jair Bolsonaro.