Com o objetivo de avaliar o nível de lembrança do Sebrae junto aos empreendedores brasileiros, a instituição realizou e divulgou a pesquisa “Imagem dos pequenos negócios”, que traz informações sobre a imagem e percepções relacionadas à marca. De acordo com o estudo, que revela dados nacionais e por unidades da federação, 55% dos empreendedores paraibanos entrevistados procuraram o Sebrae antes de abrir o próprio negócio. O percentual é o mesmo no âmbito nacional.
Os dados foram coletados entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. Ao todo, foram realizadas 8.322 entrevistas em todo o país, sendo que na Paraíba foram ouvidos 275 empresários. No estado, 53% dos ouvidos pela pesquisa citaram o Sebrae como primeira lembrança de empresa que promove o empreendedorismo (40% no Brasil). Além disso, 60% dos empreendedores paraibanos lembraram do Sebrae como instituição que oferece consultoria para pequenas empresas (52,9% no Brasil). Como primeira lembrança de instituição que ajuda a desenvolver empresas, tanto no Brasil quanto na Paraíba o índice de empresários que tiveram essa impressão foi de 53%.
Veja também
Magistrado paraibano passa a integrar time de colunistas do Termômetro da Política
No tocante à imagem do Sebrae junto aos donos de pequenos negócios, a média nacional foi 8,65, enquanto na Paraíba a média atingiu 8,3. O estudo apontou também que para 46% dos empreendedores ouvidos no estado, a atuação do Sebrae se assemelha a de uma escola, enquanto 22% disseram que a atuação é semelhante a de uma repartição pública. No Brasil, os índices registrados foram, respectivamente, de 52,5% e 15,7%. Ainda, a pesquisa mostrou que 96% dos empreendedores paraibanos acreditam que o Sebrae transmite credibilidade (mesmo índice no Brasil) e 95% disseram que a contribuição da instituição para o país é importante (97,7% no Brasil).
Em relação à procura dos empresários pelo Sebrae, 68% dos empreendedores paraibanos entrevistados afirmaram já ter acessado o site da instituição, enquanto no Brasil a proporção foi de mais de 7 em cada 10 empresários. Além disso, 58% dos paraibanos ouvidos disseram conhecer o site do Sebrae com cursos gratuitos à distância (55,6% no país). Para 68% dos empreendedores, a instituição disponibiliza conteúdos relevantes na internet (76,7% no país) e 75% dos paraibanos ouvidos pela pesquisa disseram que os serviços do Sebrae no ambiente digital são pertinentes e atuais (75,4% no Brasil).
Para o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, a pesquisa retrata o reconhecimento dos empresários em relação à contribuição que o Sebrae tem dado ao longo de sua história para o desenvolvimento da micro e pequena empresa em todo o país. “O Sebrae contribui com qualificação, inovação dos empreendimentos, apoio e acesso a mercados, bem como apoio no acesso ao crédito. Ou seja, a instituição dispõe de todo um conjunto de ferramentas, seja através de consultoria, capacitações e eventos, para apoiar efetivamente o empreendedor, e isso faz com que o reconhecimento seja, também, efetivo. A pesquisa mostra a relevância que o Sebrae tem no contexto social e econômico de todo o país”, declarou.
Fonte: Sebrae-PB