A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi a única universidade do Nordeste a aprovar dois projetos no edital da Finep de tecnologia assistiva. Com as duas propostas, ambas do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), a UEPB receberá cerca de R$ 4,2 milhões.
Em todo o Brasil, além da UEPB, somente a a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conseguiu o mesmo feito. As duas se destacaram no relatório da empresa pública de fomento à inovação e pesquisa: “Por fim, destacam-se as Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs, listadas a seguir, que possuem papel fundamental no processo de inovação empresarial. Foram 13 ICTs distintas com destaque a Universidade Estadual da Paraíba e a Universidade Federal de Minas Gerais onde ambas apresentaram duas propostas cada”.
As propostas do Nutes consistem numa palmilha inteligente e Sistema para monitoramento da evolução da qualidade da mobilidade para o desempenho autônomo diário e laboral, intitulada de SenseShoes, e o desenvolvimento de Tecnologias Assistivas com uso de Tecnologias 3D que visa a otimização dos processos que envolvem a fabricação de órtese e prótese, aliando inovação tecnológica e aumentando da qualidade de vida do usuário.
O projeto da palmilha inteligente foi selecionado na Linha Temática “Auxílios para o desempenho autônomo diário e laboral da pessoa com deficiência e das pessoas idosas” que tem como objetivo é o desenvolvimento de soluções inovadoras que garantem desempenho autônomo e independente em tarefas rotineiras, que facilitam o cuidado de pessoas em situação de dependência de auxílio com mobilidade reduzida, que permitam a integração com segurança das atividades laborais e atividades de esporte e lazer.
O desenvolvimento de tecnologias assistivas com uso de 3D está inserido na Linha Temática de “Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção”, cujo objetivo é o desenvolvimento de soluções inovadoras que sirvam para o auxílio de mobilidade, de funções manuais, correção e adequação postural.
Em todo o Brasil foram selecionados 102 projetos em duas formas de apoio, sendo 62 propostas para subvenção econômica com o investimento de 83,8 milhões de reais e 40 projetos da linha Cooperativo ICT-Empresa, na qual serão investidos 62,3 milhões somados a R$ 5,6 milhões de reais de bolsas CNPq, correspondendo a aproximadamente 152 milhões de reais de demanda de recursos não reembolsáveis.
No Nordeste foram aprovadas 16 propostas com investimentos de aproximadamente 22 milhões de reais. Desse total, duas foram do Nutes, da UEPB, que juntas vão receber investimentos de cerca de 4,2 milhões de reais para custeio de equipamentos, bolsas e desenvolvimentos de produtos.
A Seleção Pública Nº 06/2020 da Finep “objetiva conceder recursos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, em projetos que envolvam risco tecnológico e/ou contribuam com a atualização tecnológica do SUS em Tecnologia Assistiva a fim de promover a independência, autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida para pessoas com deficiência, pessoas idosas e outras com mobilidade reduzida, bem como facilitar a atuação dessas pessoas no seu cotidiano”, destaca o relatório final.
Fonte: UEPB