Quem luta para vencer o cigarro encontra um serviço de saúde especializado promovido pela Prefeitura de João Pessoa. No Dia Estadual de Combate ao Fumo, lembrado nesta segunda-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde destaca o Programa de Tabagismo, que vem funcionando de forma remota devido à pandemia de covid-19. É por meio de chamadas de vídeos que os pacientes participam de terapia em grupo.
Quem necessitar do programa pode procurar uma das policlínicas da Rede Municipal, localizadas em Mandacaru, Jaguaribe e Cristo Redentor. Além desses locais, o paciente pode buscar os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) localizados no Rangel e em Tambauzinho.
Veja também
Paraíba registra 59 óbitos por covid-19 e chega perto de 5 mil mortos pela doença
Cada Centro de Referência conta com uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, entre outros) no intuito de que o tratamento alcance não só a cessação do fumo, mas para que os participantes o façam através de um processo de reflexão, tomada de consciência e adoção de outros hábitos saudáveis de vida.
Segundo a coordenadora da área de tabagismo da SMS, Ana Aline Jacinto, mesmo com a pandemia do coronavírus, o serviço está acontecendo de forma on-line. “O programa é realizado através de chamadas telefônicas, para acompanhamento individual e por chamadas de vídeo, através de aplicativos de internet, onde são realizadas terapia em grupo. Através dessas medidas, conseguimos cumprir os atendimentos e aconselhamento dos pacientes”, explicou.
Ainda segundo a coordenadora, a interação virtual pelo técnico do tabagismo com o paciente mostrou-se de extrema importância. “Devido ao isolamento social, muitos precisaram de atendimento psicológico, o qual conseguiu ser realizado com sucesso pela equipe. A medicação, caso o paciente necessite, continua sendo oferecida através de avaliação e prescrição médica, sendo entregue nas farmácias dos Caps e Policlínicas”, disse Ana Aline.
É desenvolvido a partir da formação de grupos sob demanda de pessoas que demonstram interesse em aderir voluntariamente ao Programa e parar de fumar.
– Policlínica Municipal de Jaguaribe – R. Alberto de Brito, 413 – Jaguaribe
– Policlínica Municipal do Cristo – R. Olívia de Almeida Guerra S/N – Cristo Redentor
– Policlínica Municipal de Mandacaru – Av. Mascarenhas de Morais, sn – Mandacaru
– Caps Ad David Capistrano – R. José Soares, s/n Rangel
– Caps Ad Jovem Cidadão – R. Safra Said Abel da Cunha, 326 – Tambauzinho
Fonte: PMJP