O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) elegeu, por aclamação, o juiz José Ferreira Ramos Júnior para o cargo de Ouvidor Regional Eleitoral da Paraíba. Na ocasião foi escolhido, ainda, também por aclamação, o juiz membro Márcio Maranhão Brasilino da Silva para o cargo de Ouvidor Eleitoral substituto. O mandato é de dois anos, prorrogável por igual período. A posse de ambos deverá ser agendada em breve.
O juiz José Ferreira Ramos Júnior se diz honrado pela “missão”, em que será o interlocutor para o fortalecimento da democracia. “A ouvidoria é um espaço de excelência para a participação social e fortalecimento da democracia. Portanto, ao tempo em que me sinto honrado por essa nobre missão, sei da grande responsabilidade de ser o interlocutor entre a Corte eleitoral e a sociedade”, disse.
A Ouvidoria Eleitoral é responsável pelo acompanhamento da movimentação das denúncias, sugestões, elogios, reclamações e questionamentos protocolados pelos eleitores, e também recebe críticas e elogios direcionados à Justiça Eleitoral da Paraíba. O novo Ouvidor Eleitoral assegura um mandato marcado pela transparência, ética e celeridade. “Atuarei com celeridade no atendimento às demandas, com postura ética e transparência nas relações internas e externas”, garante o magistrado.
Com quase 30 anos de dedicação ininterrupta à magistratura, José Ferreira Ramos Júnior deverá trazer valorosa contribuição à Justiça Eleitoral nesta nova missão. Juiz de Direito desde 1992 e humanista em sua essência, Ferreira Jr. é árduo guardião da democracia.
Em sua incansável dedicação à prestação jurisdicional na Paraíba ao longo dessas quase três décadas, já atuou em Areia, Bonito de Santa Fé, Campina Grande, Conceição, João Pessoa, Pombal e Serraria. Também foi juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juiz auxiliar da Presidência e da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e juiz convocado no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
Atualmente, Ferreira Jr. é juiz da 2ª Turma Recursal da capital (TJPB), juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), cursa o Mestrado em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e é colunista do Termômetro da Política.