Por conta da crise econômica agravada pelo coronavírus, gestores e executivos têm redobrado a atenção com cada passo dado dentro das organizações. Além da preservação de empregos e do corte de gastos não essenciais, as empresas buscam medidas que possam diminuir os riscos de prejuízo. Para ajudar gestores a atravessarem a crise, o economista Horácio Forte dá dicas para o ponto de equilíbrio financeiro das empresas.
No último dia 3, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil tombou 4,1% em 2020. Foi a maior contração da atividade econômica desde 1996, quando teve início a série histórica atual do instituto.
Para o economista Horácio Forte, os gestores precisam ser austeros com gastos e intolerantes com desperdícios. “É importante colocar tudo no papel e conversar. Uma regra clara é que o prazo de pagamento tem que ser maior do que o prazo de recebimento. Não se pode colocar os compromissos a pagar antes do calendário de entrada das receitas”, destacou ele, que é presidente da H. Forte Soluções Educacionais, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) em Pernambuco e na Paraíba.
Veja também
Abrace lança campanha de financiamento coletivo para reforma do laboratório
Ainda de acordo com Horácio, mais do que nunca, os gestores precisam ser estrategistas. “O negócio é atrair receita. Uma boa dica é fazer promoções e dar descontos para pagamentos à vista. Isso vai ajudar na entrada mais rápida de dinheiro”, complementou.
Aos empresários que, antes da crise do coronavírus, haviam iniciado uma expansão, o economista alerta que é preciso fazer uma análise aprofundada do caso, pois, dependendo do investimento, interromper o projeto pode sair mais caro. Para ele, neste momento, é necessário otimismo para já planejar o pós-crise.
“É certo que, depois da tempestade, vem a bonança. O executivo de sucesso é aquele que enxerga além das paredes, além do horizonte. É claro que, quando tivermos um bom número de vacinados no país, a economia vai voltar a girar e teremos um boom decorrente da demanda reprimida. Logo, precisamos de empresas que estejam preparadas e saudáveis para atuar depois do fim da pandemia. A definição das estratégias precede a definição das estruturas”, concluiu.
Presidente da H. Forte Soluções Educacionais, o pernambucano Horácio Forte é economista e pós-graduado em Administração Financeira. Atuou durante anos como professor associado da Fundação Dom Cabral e exerceu as funções de gerente da Souza Cruz, gerente regional e diretor de vendas da Pepsico (divisão Elma Chips), gerente nacional e diretor comercial do Grupo São Braz, e diretor comercial de agronegócios e telecomunicações do Grupo Algar.
Eleita a nona melhor escola de negócios do mundo e a melhor da América Latina pelo Financial Times, a Fundação Dom Cabral desenvolve há mais de 40 anos executivos, gestores públicos, empresários e organizações de diversos segmentos em vários países. Conectando teoria e prática, a FDC oferece soluções educacionais nacionais e internacionais, sustentadas por alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições na Europa, nos Estados Unidos, na China, na Índia, na Rússia e na América Latina.
Fonte: Assessoria de imprensa da Fundação Dom Cabral.