Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL n.1514/2021) que propõe a incorporação da terapia de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO – sigla em inglês para Extracorporeal Membrane Oxygenation) ao Sistema Único de Saúde (SUS). A terapia é a mesma que vem sendo utilizada no tratamento do ator Paulo Gustavo.
A proposta, de autoria do deputado Francisco Jr. (PSD-GO), pede que todos os hospitais de campanha criados para atendimento exclusivo aos pacientes da covid-19 tenham ao menos um equipamento de ECMO para o caso de pacientes graves e que não respondem positivamente aos demais tratamentos oferecidos.
Veja também
Brasil tem 14,4 milhões de desempregados, estima IBGE
“Na atual crise de saúde decorrente da covid-19, a ECMO tem sido utilizada como alternativa à não resolutividade de casos graves e salvo vidas”, justifica o parlamentar.
A incorporação da terapia ao SUS já vinha sendo bandeira de luta do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Em dezembro ele esteve na Câmara dos Deputados para defender a proposta antes mesmo que virasse projeto de lei.