João Pessoa é a cidade paraibana onde mais choveu em 2021. Segundo levantamento feito pelo setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), foram registrados 1.020 milímetros este ano. Somente entre as manhãs de quarta-feira e desta sexta-feira (14), choveu 292,8 milímetros na capital, 3,6% da média histórica de precipitações de todo o mês de maio.
Na segunda colocação do ranking das chuvas 2021 está Bayeux, com 880,8 milímetros. Entre as manhãs de quinta-feira e desta sexta-feira foram anotados 176,9 milímetros de precipitações. Já as terceira, quarta e quinta cidades onde mais choveu este ano estão localizadas no Sertão: São José da Lagoa Tapada (880,1mm), Pedra Branca (866,9 mm) e Triunfo (865,7mm).
De acordo com o Boletim de Análise e Previsão do tempo da Aesa, há previsão de mais chuvas para os municípios localizados em três regiões. “As condições do tempo permanecem instáveis e favoráveis à ocorrência de chuvas sobre grande parte da Paraíba, especialmente no Litoral, Brejo e Agreste. Nessas regiões poderão ser registradas chuvas de intensidade moderada a forte”, escreveu a meteorologista Carmem Beck no boletim emitido na manhã desta sexta-feira.
Dos 134 açudes monitorados pela Aesa, 18 estão com menos de 5% do volume total. Outros 23 têm menos de 20% e 83 reservatórios possuem capacidade superior a 20%. Dez estão sangrando. A lista completa com a situação detalhada de cada barragem está disponível no site aesa.pb.gov.br.
A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) prossegue nesta sexta-feira (14), atuando ao lado da Defesa Civil e de outras secretarias, para reduzir os transtornos provocados pelas chuvas que atingem a Capital desde a última quarta-feira (12). Ainda nas primeiras horas da manhã de hoje, as equipes da Seinfra estão executando serviços de limpeza na rede de galerias de águas pluviais.
A maior parte dos serviços se concentra na limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais em vários pontos da cidade, com retirada de entulhos. Os trabalhos contam com a participação de uma equipe formada por 80 homens.
Entre os bairros atendidos nesta sexta estão Mandacaru, Torre, Valentina, Cabo Branco e Centro.
Para reforçar os serviços de limpeza das galerias, a Seinfra está utilizando caminhão com hidrojateamento. O caminhão de hidrojateamento libera uma pressão de água na mangueira e serve para fazer a desobstrução da rede de drenagem das galerias pluviais.
Somente nessa quinta-feira (13), foram mais de 30 ruas e avenidas atendidas com limpeza de cerca de 50 galerias de águas pluviais, em 16 bairros espalhados nas mais diversas regiões de João Pessoa.
Com informações da Secom-PB e PMJP