Será aberta nesta segunda-feira (24) a campanha “Doar é Salvar”, realizada pela Faculdade Unifuturo. Trata-se de mais uma ação de protagonismo estudantil com a missão de salvar vidas que encerra o mês de atividades promovidas em homenagem aos assistentes sociais, cujo dia foi celebrado em 15 de maio. Além de alunos e professores, os pais dos estudantes e funcionários da faculdade também foram convidados a participar e aumentar os estoques do Hemocentro da Paraíba, que encontra sérias dificuldades durante a pandemia do novo coronavírus.
A campanha “Doar é salvar”, da Unifuturo se estende até o dia 28 de maio e as doações podem ser feitas no Hemocentro da Paraíba. A coordenação da ação é da professora Julyana Gentle, coordenadora do curso de Serviço Social, auxiliada pela comunidade acadêmica.
Veja também
Profissionais que estão sempre na linha de frente: ALPB celebra Dia do Assistente Social
O evento de lançamento da campanha começa às 10h com uma palestra ministrada pelas assistentes sociais Eliana Cavalcante (“A importância da doação de sangue) e Maria Betânia (“Necessidade da doação de medula óssea”). Às 14h haverá um ato simbólico no Hemocentro para registrar a abertura da campanha de doações e comemorar o Dia do Assistente Social.
Para doar sangue é preciso:
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes de completar 60 anos;
Pesar no mínimo 50kg;
Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
Estar alimentado (evitar alimentação copiosa e gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação);
Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do doador;
Para os menores de idade é necessário estar acompanhado do pai ou da mãe;
Quem fez tatuagem, micropigmentação ou colocou piercing pode doar 12 meses após a realização do procedimento, enquanto a endoscopia, após 6 meses.
Fonte: Assessoria de imprensa da Faculdade Unifuturo