O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMM) decidiu, por unanimidade, manter a tarifa do transporte público de João Pessoa no valor de R$ 4,15. A proposta foi apresentada pelo presidente do CMMU e superintendente da Semob-JP, George Morais, durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira (28), no auditório do Paço Municipal. Manter o preço da passagem de ônibus sem reajuste era um compromisso do prefeito Cícero Lucena (PP) desde a campanha eleitoral.
Segundo levantamento da Semob-JP, desde 2014, a tarifa era reajustada anualmente. “É um dia histórico e uma decisão que vai beneficiar os quase 130 mil usuários de ônibus que se deslocam todos os dias, principalmente neste período de pandemia. A tarifa será mantida e unificada no valor de R$ 4,15, independente da forma de pagamento. Isso só foi possível pelo gesto e sensibilidade do prefeito Cícero Lucena, em reduzir 50% do ISS, bem como, do governador João Azevêdo, que diminuiu 50% do ICMS do óleo diesel”.
A manutenção dos preço da passagem de ônibus alcançada por meio de desonerações por parte da Prefeitura de João Pessoa e do Governo da Paraíba foi comemorada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), que vinha pressionando tanto o Município quanto o Estado.
Sobre a manifestação favorável de todos os 13 membros do CMMU, George completa: “Tivemos uma decisão amadurecida, contando com o apoio não apenas dos empresários, mas também da classe estudantil que, tradicionalmente, se manifestava de forma contrária às decisões do Conselho de Mobilidade”, finalizou George Morais.
Alberto Pereira Nascimento, representante do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano, ressaltou a importância da redução dos impostos para melhoria da prestação de serviço à população. “Quero agradecer ao prefeito e ao governador pela redução dos impostos, tornando possível esta manutenção do preço das passagens. Estamos dispostos a continuar trabalhando e tornando o atendimento melhor para a cidade”.
O representante do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal da Paraíba – (DCE-UFPB), Danylo Cavalcanti, considerou a reunião satisfatória para a classe estudantil. “Quero externar minha alegria em saber que tivemos a tarifa congelada, saímos daqui satisfeitos com a definição”.
Com informações da PMJP