A Prefeitura de João Pessoa vai suspender a vacinação contra a covid-19 durante este final de semana em decorrência do concurso público municipal da área da Saúde, que será realizado neste domingo (6). A imunização da população deverá ser retomada na próxima semana. Ao todo, já foram aplicadas 367.887 doses dos imunizantes, entre primeira e segunda doses. Nesta sexta-feira (4), quando a faixa etária chegou a 50 anos ou mais, foram aplicadas 6.500 doses da vacina contra a doença, entre as duas doses.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Fábio Rocha, a organização realizada pela gestão do prefeito Cícero Lucena (PP) vem garantindo um processo de vacinação eficiente. “Esse avanço que conseguimos aqui em João Pessoa é resultado de um conjunto de esforços, a partir da liderança do prefeito, que tem contagiado a cada pessoa envolvida nesse trabalho que visa à proteção da vida. Por isso, tem sido vista como modelo para o Brasil”, afirmou.
Veja também
Estado de São Paulo anuncia vacinação de grávidas sem comorbidades a partir do dia 10
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Alline Grisi, a pausa deste final de semana não afetará o cronograma. “Avançamos bastante com o início da imunização das pessoas sem comorbidades nos últimos dias, mas este final de semana não haverá vacinação, porque as pessoas que trabalham nos postos participarão do concurso que acontecerá no domingo”, explicou.
A campanha de imunização contra a covid-19 na capital paraibana segue adiantada, já vacinando as pessoas sem comorbidades, além dos grupos prioritários. João Pessoa é a segunda capital nordestina a abrir a oferta de vacinação da primeira dose para a população com 50 anos ou mais, dividindo o pódio com Recife. No Nordeste, apenas São Luís, no Maranhão, está vacinando a população de 48 anos ou mais, até esta sexta-feira.
A Secretaria Municipal de Saúde tem reforçado o alerta para que as pessoas realizem o agendamento prévio da vacinação através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com o agendamento, aberto por volta das 19h que antecede o dia da vacinação, o cidadão garante que será vacinado no local indicado, com agilidade e segurança.
Para receber a vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. No caso de pessoas com comorbidades é preciso cópia do laudo ou declaração médica que comprove a condição. Os trabalhadores da saúde devem apresentar registro profissional, contracheque ou declaração da empresa onde trabalha. Os trabalhadores da educação precisam apresentar também cópia do contracheque e da declaração da instituição de ensino que comprove a função exercida na capital.
As cópias dos documentos comprobatórios ficarão retidas para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.
As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.
Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.
Fonte: PMJP