O Brasil enfrenta o maior apagão nos dados de pesquisadores e cientistas da história do país. A Plataforma Lattes, ferramenta utilizada como banco de dados onde são armazenadas informações sobre milhares de cientistas brasileiros, está fora do ar. Em nota, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informa que os dados estão preservados. Pesquisadores temem que apagão do CNPq ponha em risco as informações catalogadas na plataforma.
Veja também
Projeto de extensão oferece assistência psicopedagógica a estudantes da UFPB
O maior temor era de que não houvesse backup. Para tranquilizar a comunidade científica, o governo federal informa que os dados estão preservados. “O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas.”
Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos:
Reforçamos que o CNPq/MCTI estão comprometidos com a restauração do acesso aos sistemas operacionais com a maior brevidade possível.