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Algodão colorido da Paraíba será usado em desfile na Semana de Moda de Milão
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Coleção varia tecidos de fibras naturais; desfile terá apoio do Centro de Tecnologia Têxtil do Senai da Paraíba (Foto: Wellington Jan/Divulgação)

A marca de moda sustentável Natural Cotton Color estreia em passarela internacional durante a Milan Fashion Week que acontece de 21 a 27 de setembro, em Milão, na Itália. A realização é da Brasil Eco Fashion Week – BEFW em parceria com a Fashion Vibes, de Milão.

A coleção “Ipês do Brasil: do Cerrado ao Sertão” reúne 16 looks, entre eles, 12 femininos e quatro masculinos. As peças foram criadas por Francisca Vieira, diretora da marca, e pelo consultor e designer Rafael Lemos, com modelagem desenvolvida por Raquel Grassi. O desfile será no dia 25 de setembro, às 18 horas, no Orto Botanico di Brera, em Milão, na Itália.

Além do trabalho artesanal com rendas e bordados, a coleção se destaca pela inovação e variedade de tecidos com base na mesma fibra natural como o Denim 100% orgânico que possui cor, mas sem nenhum tipo de tingimento, o jacquard de algodão com seda e tecidos desenvolvidos com fios que fundem o algodão com resíduos de seda e de linho. “O design surpreende com clássicos masculinos reinventados, como o terno produzidos em moletinho de algodão com seda. Tem também o smoking que deixa de ser black tie para se apresentar marrom, cor natural do algodão colorido orgânico”, revela Francisca.

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O objetivo do desfile é posicionar a Natural Cotton Color no mercado internacional. Para Rafael Morais, diretor executivo do BEFW, “trata-se de nutrir o crescente interesse global por moda ética e sustentável. Por isso, garantimos a oportunidade de apresentar desfiles de algumas marcas em Milão, reafirmando o Brasil como referência neste segmento da indústria da moda”, esclarece.

Para Yulia Palchykova, diretora do Fashion Vibes e realizadora da mostra BEFW em Milão, a moda brasileira chama a atenção do mercado mais atento à sustentabilidade em oposição ao fast fashion. “O Brasil é rico em matérias-primas, mas também em criatividade baseada na diversidade cultural. Nosso objetivo é evidenciar o desenvolvimento nesta direção, promovendo designers que valorizam em suas coleções as suas raízes, a sua cultura”, disse.

Sustentabilidade na moda: arranjos produtivos locais

A Natural Cotton Color produz moda com base no algodão colorido com certificado internacional de produto orgânico. A matéria-prima é cultivada com contrato de compra garantida por meio da agricultura familiar em assentamentos rurais e comunidades tradicionais (quilombos). O preço pago por quilo é o maior do Brasil. A espécie já nasce em tons de bege, marrom e verde — sem uso de aditivos ou corantes. Por não ter cultura irrigada, nem passar por tingimentos, o processo produtivo do campo até indústria economiza 87,5% de água, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, desenvolvedora da semente.

A marca tem como identidade a inserção do trabalho artesanal com inovações no design para maior produtividade. Na coleção “Ipês do Brasil: do Cerrado ao Sertão” foram envolvidos dois arranjos produtivos: os bordados foram produzidos pelas artesãos de Brasília no projeto Moda Connect e as rendas e crochês pela Associação das Rendeiras de Renda Renascença do Cariri Paraibano (Renasci).

As ações da Natural Cotton Color estão alinhadas a vários dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 2030 da Organização das Nações Unidas como o Objetivo 2 – Promover a agricultura sustentável, o Objetivo 8 – Trabalho decente e crescimento econômico, o Objetivo 9 – Promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação, o Objetivo 12 – Garantir padrões de produção e consumo sustentáveis, entre outros.

Parcerias para a coleção Natural Cotton Color

O desfile da Natural Cotton Color em Milão conta com o apoio do Centro de Tecnologia Têxtil do Senai da Paraíba por meio da consultoria do designer Rafael Lemos. A inovação artesanal teve desenvolvimento e capacitação realizados com apoio do Sebrae Paraíba. As peças do desfile foram produzidas com tecidos feitos em parceria com as indústrias têxteis Ecosimple e Unitextil. Os looks serão apresentados com bolsas da Makano e calçados femininos In-soul Shoes, produzidos com matéria-prima da Rato Roi com desenhos de Flavia Vanelli. Os calçados  masculinos foram fabricados pela Plantae.

A escolha da “modelo de prova” para o evento em Milão também seguiu princípios sociais ao escolher Luana Silva, moradora no centro histórico de João Pessoa na comunidade do Varadouro, onde fica a sede da Natural Cotton Color. Luana é uma jovem talento descoberta por Francisca Vieira.

Trilha sonora do desfile

A Natural Cotton Color reforça a identidade da marca reproduzindo no desfile a música mais popular de um ícone da Paraíba e do Brasil: Jackson do Pandeiro. Conhecido como “O rei do ritmo” o cantor, compositor e multi-instrumentalista reflete na música “Chiclete com banana” uma preocupação em manter o samba brasileiro  puro, livre da influência de ritmos estrangeiros: 

Eu só boto Bebop no meu samba / Quando o Tio Sam tocar num tamborim / Quando ele pegar no pandeiro e na zabumba / Quando ele aprender que o samba não é rumba / Aí eu vou misturar Miami com Copacabana / Chiclete eu misturo com banana / E o meu samba vai ficar assim / Tururururururi bop-bebop-bebop / Olha aí, o samba-rock, meu irmão / mas em compensação eu quero ver um boogie-woogie de pandeiro e violão / Eu quero ver o Tio Sam de frigideira numa batucada brasileira.


Fonte: Assessoria de imprensa

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