A 9ª edição da Bit.Week começou na segunda-feira (6) e ainda restam três dias de palestras, mesas e workshops gratuitos que discutem o papel da tecnologia durante os últimos dois anos de pandemia, contemplando vários eixos da comunicação. Neste ano, a edição aposta no metaverso, prometendo ser mais interativa e imersiva, com um ambiente de transmissão que simula o edifício do Departamento de Mídias Digitais em 3D na plataforma Mozilla Hubs.
Até o dia 10 de dezembro, o evento apresentará o potencial das novas mídias na comunicação e suas aplicações tanto no mercado de trabalho, como na comunidade, priorizando a redução das distâncias entre as pessoas e o conhecimento produzido na universidade. Por isso, o selo reúne anualmente profissionais, estudantes e entusiastas interessados em adquirir e compartilhar conhecimentos em 12 eixos de atuação: Arte e Criatividade, Audiovisual, Áudio, Cibercultura, Comunicação, Desenvolvimento Web, Design, Empreendedorismo, Fotografia, Jogos, Jornalismo, e Tecnologias para a Educação.
A Bit.Week também contará com ações paralelas:
A Bit.Week é um evento acadêmico e sem fins lucrativos, promovido pelo curso de Comunicação em Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba. As inscrições para garantir o certificado de participação já acabaram, mas você ainda pode assistir às transmissões diretamente por meio deste link.
Com a pandemia do novo coronavírus, a demanda por experiências digitais mais empolgantes cresceu de maneira acelerada em todo o mundo e, seguindo a tendência do metaverso, a produção da Bit.Week 2021 optou por construir, no Mozilla Hubs, uma réplica 3D minuciosa do edifício em que o evento aconteceria de maneira presencial, estreitando a relação físico-digital e abrindo espaço para novos tipos de interação social.
Nessa plataforma de realidade virtual, o usuário é representado por meio de um avatar, que pode ser personalizado para que se pareça com a sua fisionomia real. Com ele, é possível se deslocar pelas áreas externa e interna do prédio, participar das atividades propostas, conversar com outros usuários e, ainda, assistir ao conteúdo ofertado — tudo isso sem a necessidade de instalar aplicativos ou adquirir aparelhos de realidade virtual. Os únicos requisitos de uso são: ter conexão com a internet e um computador, notebook, tablet ou smartphone com um navegador. Os participantes que utilizarem dispositivos VR, como óculos e capacetes, terão uma experiência mais completa e poderão mover a atenção para outras áreas da mesma forma que no mundo real: virando a própria cabeça e não com o mouse, setas do teclado ou deslizando os dedos na tela do celular.
A ideia é possibilitar uma imersão completa nesse mundo simulado, mas, além da transmissão no Mozilla Hubs, todas as atividades terão canais exclusivos em um servidor no Discord — um de vídeo, para transmissão aos participantes que não conseguirem acessar o Hubs, principalmente por limitações de dispositivo, e um de texto para trocas significativas entre palestrantes e inscritos. Sendo assim, qualquer pessoa poderá participar do evento, independente da forma que deseja interagir com os outros e dos recursos que estiverem à sua disposição.
A programação completa para os próximos dias está disponível no site do evento.
Com informações da assessoria de imprensa do evento.