O Hotel Tambaú foi declarado bem de utilidade pública e será desapropriado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. A ação foi anunciada em forma de decreto e, segundo o texto, tem por objetivo preservar e conservar o imóvel, considerado de importância histórica para o município e para o incentivo ao desenvolvimento turístico.
Quem deve acertar os detalhes da ação é a Comissão Permanente de Avaliação e Desapropriação da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) junto à Procuradoria Geral do Município, sendo responsáveis pelo processo indenizatório. Os recursos para aquisição também devem sair da Seplan, por meio de dotação orçamentária.
O Hotel Tambaú
O Hotel Tambaú, localizado na praia de mesmo nome, foi construído à beira-mar e é um dos cartões postais da cidade de João Pessoa. A construção do hotel marca o desenvolvimento do município em direção ao mar e a busca pela modernização da cidade, entre as décadas de 60 e 70. O imóvel em formato de círculo foi planejado pelo arquiteto carioca Sérgio Bernardes.
Veja também
Podcast 40 Graus: politicagem da vacina
Nos últimos anos, o hotel enfrentou dificuldade para se manter e foi a leilão. Apesar da arrematação, se envolveu em diversas polêmicas e foi mantido fechado, até recente decreto de desapropriação da Prefeitura de João Pessoa.