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Empresa participante de programa do Sebrae-PB se diferencia com alimentos para pessoas celíacas
Termômetro da Política
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Empresária produz pães e bolos artesanais sem glúten e sem lactose (Foto: Divulgação)

Imagine chegar a um hotel para comer a principal refeição do dia, mas a equipe não ter o menor preparo para acolher sua necessidade específica? Isto foi o que aconteceu com a empresária Élida Amorim que, ao viajar após ter sido diagnosticada com a doença celíaca (condição autoimune causada pela intolerância ao glúten), passou por inúmeros constrangimentos, levando-a a abrir a Delaine sem Trigo em setembro de 2020 na capital paraibana.

A empresa, que produz pães e bolos artesanais sem glúten e sem lactose, é atendida pelo Sebrae Paraíba através do Brasil Mais-ALI, programa gratuito desenvolvido pelo governo federal com apoio da instituição. Conforme contou a empreendedora, inicialmente os produtos eram feitos apenas para consumo próprio e, aos poucos, amigos próximos foram experimentando e começaram a incentivar a venda para outras pessoas com a mesma condição. Parte do incentivo decorreu, também, do fato de a cidade ter poucas opções de estabelecimentos com a alimentação tão específica, ou seja, sem trigo ou qualquer derivado e com cuidado redobrado em relação à contaminação cruzada.

Dessa forma, não somente o público celíaco que mora em João Pessoa é atendido, mas turistas com a mesma condição têm buscado entrar em contato para que a experiência de conhecer a cidade possa ser a melhor possível. Somente no final do ano passado, pelo menos 15 pessoas com a doença celíaca entraram em contato para saber mais informações sobre produtos, agendamento e opções de entrega. A empresa, que possui loja on-line, também faz delivery.

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“A Delaine sem Trigo nasceu para facilitar a vida das pessoas, principalmente quem tem a condição como a minha. A doença celíaca não só exclui a pessoa de comer certas comidas, como também da vida social. Poder proporcionar um alimento seguro é prazeroso para mim. Um dos sonhos que tenho é, com a empresa, transformar a vida das pessoas na rede hoteleira. São várias doenças que possuem dificuldades relacionadas à alimentação sem lactose e sem glúten, mas não vemos a inclusão alimentar em hotéis e restaurantes. É importante pensar neste público e acolhê-lo”, destacou.

Desafios

De acordo com o agente local de inovação que está atendendo a empresa durante o terceiro ciclo do Brasil Mais-ALI, João Antônio da Silva Neto, por ser um produto voltado a um nicho específico, o desafio é fazer com que o público seleto tenha conhecimento da empresa e de seus produtos. “Estamos trabalhando para que outros públicos, além dos celíacos, enxerguem valor nos produtos por serem saudáveis e feitos com ingredientes de alta qualidade. Para isso, estamos buscando parcerias com nutricionistas, nutrólogos e influenciadores digitais do ramo saúde e fitness. Também estamos buscando parcerias B2B com lanchonetes, hotéis, pousadas e buffets”, explicou.

Além disso, o agente afirmou que, para os celíacos que gostam de viajar, é uma prática comum pesquisar sobre a venda de produtos sem glúten na cidade de destino. “Viajar para uma cidade sem esse tipo de suporte torna a viagem mais tensa e, consequentemente, menos prazerosa. Uma vez que o comércio de produtos para celíacos se fortalece, a cidade se torna o lugar ideal para receber esse tipo de público. Convém ressaltar, ainda, que ofertar produtos sem glúten se torna um diferencial para o estabelecimento que quer acolher todo e qualquer turista”, enfatizou, frisando a necessidade de apoio e conscientização do ecossistema e da cadeia produtiva.

“Com a adesão da rede hoteleira, apoio de fornecedores, comerciantes locais e incentivos fiscais e legais vindos da prefeitura será possível tornar João Pessoa a cidade número um no atendimento de celíacos de todo Brasil”, finalizou.

Fonte: Sebrae-PB

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