A Secretaria de Saúde de Campina Grande está realizando um trabalho de monitoramento da paciente que foi identificada com a variante Ômicron, primeiro caso confirmado da Paraíba. Desde o dia em que foi realizada a coleta, em 13 de dezembro de 2021, as pessoas que tiveram contato com ela foram testadas e monitoradas e, de acordo com a gestão municipal, não houve transmissão com pessoas do núcleo, nem contato com pessoas de fora do seu núcleo de convivência.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba confirmou nessa quinta-feira (6) o primeiro caso da variante Ômicron no estado. A paciente é uma mulher de 31 anos, residente em Campina Grande, que teve contato com uma irmã que viajou a São Paulo e testou positivo para a covid-19.
A paciente começou a ter sintomas no dia 10 de dezembro, apresentando quadro leve e já teve alta. A amostra foi testada pelo Laboratório Central da Paraíba (Lacen-PB) e o sequenciamento realizado pela Fiocruz, que identificou a linhagem BA.1 (Ômicron).
A Prefeitura de Campina Grande destaca que apesar de não ter identificado a transmissão da paciente para outras pessoas, a confirmação do caso ainda indica a possibilidade de transmissão comunitária da nova variante na cidade, o que deve exigir maiores cuidados dos campinenses na prevenção à doença.
Com informações da PMCG.