A Prefeitura de Lucena confirmou a vacinação de crianças do município contra covid-19 com imunizantes que não eram os adequados para a faixa etária. Em nota divulgada neste sábado (15), a gestão municipal admite o erro e diz estar monitorando o estado de saúde das crianças que receberam a vacina fabricada pela Pfizer destinada a adolescentes e adultos.
Na nota, a prefeitura justifica que não houve orientação da gestão pública, sendo um erro pontual de uma servidora do município. A nota diz ainda que a servidora já foi afastada e o caso será investigado. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também foi notificada do fato.
As primeiras doses da vacina pediátrica da Pfizer chegaram à Paraíba apenas nessa sexta-feira (14), uma semana após a vacinação das crianças em Lucena.
A Prefeitura de Lucena vem, através desta, lamentar profundamente a falha executada por uma auxiliar que aplicou de forma indevida e sem autorização vacinas de combate à COVID-19 em algumas crianças de um posto de saúde da Zona Rural do município.
Esclarecemos que a decisão foi tomada individualmente pela pessoa que fez a aplicação, sendo uma falha pontual e que não partiu de determinação da administração municipal, de forma que assim que tomamos conhecimento do fato, procedemos o afastamento da responsável. Por determinação do prefeito, um inquérito administrativo foi instaurado para apurar e punir com o devido rigor os responsáveis pelo acontecido.
Além disso, a Prefeitura esclarece ainda que colocou à disposição das famílias o acompanhamento médico das crianças, que estão sendo monitoradas. A Secretaria Estadual de Saúde foi comunicada para que o Ministério de Saúde também seja informado a respeito do fato.
Até o momento, felizmente, as crianças que recebem as vacinas estão bem e não apresentam quadro adverso na saúde.
A Prefeitura está reforçando a orientação das equipes que fazem a campanha de vacinação contra a COVID e informa à população que a aplicação de vacinas infantis será feita, exclusivamente, com as novas vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, voltadas especificamente para uso pediátrico.