A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta quarta-feira (26), a vacinação infantil contra covid-19 em Lucena. Foram ofertadas doses pediátricas do imunizante Pfizer/Comirnaty para crianças entre 5 e 11 anos de idade. O Estado conduziu a ação em parceria com o município e 202 crianças receberam a primeira dose do imunizante.
De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, mesmo com o episódio de erro vacinal em Lucena, os habitantes não sofreram prejuízo em relação à celeridade da vacinação. Ele explica que todas as vacinas ofertadas para crianças e adultos são seguras e estão dentro do prazo de validade. E faz um apelo para que pais e responsáveis levem seus filhos para o posto de vacinação.
“É fundamental que os pais e responsáveis promovam uma adesão massiva a essa campanha de vacinação, pois só assim evitaremos um cenário de internação intenso. Nós tivemos, desde segunda-feira, um número significativo de adultos e adolescentes que se vacinaram. E hoje, 202 crianças iniciaram o esquema vacinal contra a covid-19”, pontua.
Veja também
Paraíba passa de 3 mil novos casos de covid-19 nas últimas 24h; 40 pessoas foram internadas
Desde o início da semana, a SES está com uma equipe de técnicos e enfermeiros em Lucena, auxiliando esse retorno da campanha de vacinação contra covid-19 no município. Geraldo Medeiros explica que conduzirá a vacinação por mais duas semanas, sempre nas segundas, terças e quartas. A imunização das crianças ocorrerá só nas quartas-feiras.
“De um modo transitório, gradativamente, o processo de vacinação retornará ao município, desde que haja segurança e a Vigilância Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde de Lucena estejam preparadas e habilitadas para dar segurança aos munícipes quanto a essa campanha de vacinação”, afirma.
A pequena Thafne Twane foi uma das primeiras a chegar ao local de vacinação acompanhada do pai, o eletricista Junior Gomes. Feliz, ele celebrou a imunização da filha contra a covid-19. “A gente sabe a importância da vacinação. A gente sabe que quanto mais vacina no braço da criança e do adulto, menos o vírus circula. Agora, aos poucos, ela vai poder voltar à vida normal e a gente também”, afirma aliviado. Já Thafne, não escondeu o orgulho de ter tomado a primeira dose da vacina “Agora eu estou feliz e protegida”, comemora.
Até esta quarta, 906 doses foram aplicadas em Lucena, entre crianças, adolescentes e adultos. A vacinação no município retorna na próxima segunda (31), para população acima de 12 anos, e na quarta (2), para crianças entre 5 e 11 anos.
Fonte: Secom-PB