A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) passará a exigir em seus quatro campi, a partir desta segunda-feira (21), a apresentação do cartão de vacinação contra covid-19 para acesso à instituição. A medida atende decisão do Conselho Universitário (Consuni) tomada em 25 de fevereiro. Apesar do anúncio da exigência por meio da Portaria Nº 118, de 17 de março de 2022, a Reitoria não comunicou ao Consuni como será feita essa exigência. A medida foi imposta sem diálogo sobre a forma que melhor atendesse a comunidade universitária na volta às aulas presenciais.
De acordo com o Reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, o documento será exigido nas entradas dos campi. “Nas portarias principais de cada um dos campi da UFPB será exigida a comprovação do cartão de vacinação e as pessoas que entrarem nesses campi, sejam elas estudantes, professores, técnicos administrativos, terceirizados ou a população em geral precisarão mostrar o cartão de vacinação para ter acesso”, disse.
Veja também
Podcast 40 Graus: censura e manipulação
O membro do Conselho Universitário, Marcelo Sitcovsky, afirma que a reitoria não dialogou com o órgão, que é responsável por formular a política geral da universidade, e seria o responsável por definir quais estratégias seriam tomadas para a cobrança do documento na instituição.
“As direções de centro somente tomaram conhecimento do que pretende a administração central através do MPT, em razão da audiência que ocorreu na tarde hoje. A administração central da UFPB não se deu ao trabalho de informar quais procedimentos serão adotados e muito menos dialogar sobre tais ações, o que comprova o pouco ou nenhum apreço pela democracia universitária”, afirmou o professor.
Com informações da UFPB; colaborou Grace Vasconcelos.