Mariana Thomaz foi encontrada morta no apartamento do seu namorado, Johannes Dudeck, o principal suspeito do crime. Ele já respondeu a diversos processos, incluindo agressão e violência doméstica. Isso levou mulheres nas redes sociais a incentivarem outras a procurar pelo histórico criminal do parceiro antes de entrar em um relacionamento.
Não é necessário ser advogada ou estar na companhia de um para consultar antecedentes criminais e processos contra alguém. Vários órgãos judiciários oferecem essa possibilidade, sendo necessário apenas preencher um formulário com as principais informações que você tiver disponíveis, como o nome e sobrenome.
Veja também
Mulheres chefes de família e população negra são maiores vítimas da pandemia, revela pesquisa
É importante destacar que apesar de ser possível consultar processos e antecedentes, a busca pode não ser precisa, justamente por não retornar alguns resultados, como em casos que seguem em segredo de Justiça. Confira alguns sites e aplicativos para consultar:
É possível consultar por nome ou pelo número do processo de forma gratuita, mas para visualizar andamentos, publicações ou outras informações é necessário pagar pelo serviço do site.
O Tribunal de Justiça da Paraíba disponibiliza um site para realizar o acompanhamento de processos ativos. Basta preencher o formulário do site com as informações que você tiver acesso, como nome e sobrenome. Ele não vai retornar resultados caso o processo esteja em segredo de Justiça.
Ao abrir o processo, é possível acompanhar o andamento do caso e ter acesso a documentos importantes, como uma possível sentença.
A Polícia Federal permite que o cidadão possa emitir e consultar gratuitamente a certidão de antecedentes de crimes federais. Quem consultar deve preencher um formulário com o maior número possível de informações para evitar que o sistema identifique outras pessoas com o mesmo nome.
O Conselho Nacional da Justiça possui um banco de dados com os mandados de prisão expedidos por tribunais ou órgãos judiciais. É necessário preencher um formulário com algumas informações para consultar um mandado contra um cidadão e quando foi emitido.
O aplicativo Sinesp Cidadão fornece dados sobre pessoas desaparecidas, mandados e procurados pela Justiça. Não é necessário fazer login no aplicativo para consultar desaparecidos e procurados, mas é solicitado para procurar mandados. O app é gratuito e está disponível para aparelhos com sistemas operacionais Android e iOS.