O podcast “Sem Impedimento” vai pautar o relacionamento entre mulheres e o futebol feminino na Paraíba, explorando vivências, perspectivas e inquietações de profissionais da área. Com apresentação das estudantes Heloísa Holanda e Vanessa Costa, o projeto produziu uma série de cinco episódios apenas com vozes femininas, em formato de entrevista, que serão lançados ao longo do mês de abril. O primeiro episódio estará disponível amanhã (2) nas principais plataformas de áudio e traz a técnica do time feminino do Botafogo da Paraíba, Gleide Costa.
“O futebol é um dos mecanismos para construção cultural e formação da identidade dos brasileiros, enquanto torcedores, famílias ou instituições sociais em geral, sendo indiscutivelmente atrelado à cultura e linguagem da população. O futebol feminino, no entanto, não apresenta espaços de representação equivalentes ao futebol masculino”, afirma o material de divulgação.
Veja também
Podcast 40 Graus: Ditadura nunca mais
Para cada um dos cinco episódios, o Sem Impedimento entrevistou uma mulher que trabalha, pesquisa e se diverte com futebol, são elas: Ana Flávia Nóbrega (Jornalista Esportiva), Gleide Costa (Técnica do Botafogo da Paraíba), Luana Almeida (Cofundadora da Pelada 19.83), Dani Fechine (Mestra em antropologia) e Lú Meireles (Jogadora profissional de futebol).
O projeto foi realizado pela Virtuose Produtora e idealizado por quatro estudantes dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Universidade Federal da Paraíba, com produção, roteiro e pauta de Lucas Freitas, Gilmar de Souto, Heloísa Holanda e Vanessa Costa. A banda Gatunas ficou responsável por compor a trilha sonora original do podcast.
O podcast foi financiado com apoio do Governo Federal e Prefeitura de João Pessoa, por meio do incentivo da Lei Aldir Blanc, pelo edital “Mãe Edith de Yansã”, no final de 2021. A TV UFPB também firmou parceria com o projeto, cedendo estúdio e equipamentos de áudio para realização.
Escute o “Sem Empedimento” no Spotify, Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Overcast, Amazon Music, Castbox, Pocket casts, RadioPublic, Stitcher e Deezer.
Com informações da assessoria de imprensa.