O Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, localizado no município de Sapé e com sede no Povoado de Barra Antas, se tornou patrimônio cultural imaterial do estado da Paraíba. O espaço utiliza a casa onde moravam os líderes camponeses João Pedro Teixeira e Elizabeth Teixeira, e está aberto para visitações. A lei 12.275 foi publicada hoje (13) no Diário Oficial do Estado e é de autoria da deputada Cida Ramos (PT).
O memorial foi fundado em 2006, por um coletivo formado por trabalhadores e trabalhadoras do campo, com colaboração de agentes pastorais, militantes de movimentos sociais populares do campo, professores e estudantes ligados à Universidade Federal Paraíba e profissionais ligados à causa camponesa. O objetivo é preservar a memória histórica das ligas, possibilitar a pesquisa e debate sobre saberes e práticas do campo, formação contínua dos trabalhadores e defender seus direitos.
As ligas camponesas falavam em nome dos trabalhadores do campo, defendendo seus direitos e lutando pela reforma agrária. O líder camponês João Pedro Teixeira também recebeu homenagens neste mês, que marca os 60 anos do seu assassinato. A data é uma oportunidade para lembrar e homenagear líderes e figuras de destaque na história das ligas, que contribuíram com a defesa da causa camponesa.