A escalada dos grupos ultradireitistas na política internacional é o tema de abertura do episódio número 30 do Podcast 40 Graus. Desde o Brexit, Trump e até a eleição de Bolsonaro no Brasil, movimentos da extrema direita têm ganhado espaço e crescido em diversas partes do mundo. Na França, apesar de forte indicativo de vitória de Macron no segundo turno, a votação da candidata que representa a ultradireita, Marine Le Pen, mostra o quanto esse pensamento conservador não pode ser desconsiderado, assim como é combustível para grupos ultradireitistas que escondem viés nazifascista e se alimentam do aprofundamento da desigualdade social. Na Ucrânia e nos demais países do Leste Europeu não é diferente.
Neste episódio, Anderson Pires e Felipe Gesteira não alisam no que diz respeito a dar nomes aos bois: Bolsonaro e sua trupe são e sempre foram da extrema direita, travestidos de liberais da direita tradicional, com aval da imprensa.
O episódio também aborda o escândalo da compra de viagras e próteses penianas por parte das Forças Armadas. Embora disfunção erétil seja uma doença, não é com transparência que o governo vem tratando o caso, e da mesma forma que não admitem a real destinação da compra, não explicam também o sobrepreço superior a 140%.
Na Paraíba, o assunto que deu o que falar foi a ameaça de morte proferida pelo deputado Wallber Virgolino, na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, contra o prefeito Vitor Hugo, de Cabedelo. ALPB, imprensa e Ministério Público vêm tratando o caso como ‘faroeste’ e bravata.
Podcast 40 Graus é o programa em streaming do Termômetro da Política. Toda sexta-feira, um novo episódio com os fatos que esquentaram a semana no Brasil e na Paraíba.
Ouça nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Deezer, ou assista diretamente no YouTube: