Uma nova onda de contaminação pela covid-19 assusta os paraibanos. Com o aumento no número de casos, é possível que medidas para contenção da pandemia, como a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial, deixadas de lado em virtude da flexibilização, agora retornem. A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) editou nota técnica nessa segunda-feira (20) com recomendação para a volta do uso de máscaras em ambientes fechados.
“Utilização de máscara por toda a população em ambientes fechados”, diz a nota, e cita como exemplos de locais: repartições públicas e privadas, shoppings, escritórios, comércios, salas de aula, academias, escolas e instituições de ensino.
A volta da obrigatoriedade do uso de máscaras não é novidade neste ano de 2022, na Paraíba. O Poder Judiciário já havia adotado a medida, no começo de junho.
De acordo com o boletim divulgado pela SES-PB nessa segunda-feira, foram registrados na Paraíba 151 novos casos e 4 mortes pela covid-19. O crescimento no número de infectados e internações apontando para uma “quarta onda” tem pressionado governos estaduais e prefeituras por medidas mais rígidas para conter novo avanço da doença. Em Belo Horizonte, o uso de máscaras voltou a ser obrigatório.
Com a recomendação da SES, é possível que o próximo decreto estadual, editado pelo governador João Azevêdo (PSB), traga a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras.