Abrir um novo negócio não é tarefa simples. Requer organização, tempo, preparo e investimento. Para entrar no mundo do empreendedorismo e evitar problemas recorrentes que podem fazer o negócio parar no meio do caminho, é importante se informar sobre o que é preciso ter e fazer. Para quem não sabe por onde começar, o professor Silvério Marinho dá 5 dicas para quem vai abrir um novo negócio.
De acordo com o professor Silvério Marinho, da pós-graduação em Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral, é necessário, antes de tudo, definir o público com o qual se irá trabalhar e entender as necessidades dele, bem como pesquisar sobre o mercado de atuação.
“Quem é o cliente? Qual é a minha perspectiva? Quem é meu público-alvo?” são algumas perguntas fundamentais, de acordo com Silvério Marinho. Além disso, deve-se avaliar questões relacionadas às crenças, aos valores e ao comportamento do consumidor. “O empreendedor precisa saber que vai ter um ambiente de atuação e precisa conhecer seu cliente. Além de saber quem são os fornecedores e o nível e a qualidade da mão de obra de que vai precisar”, explica.
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O valor do investimento, por sua vez, vai depender de uma série de questões sobre o negócio que se pretende abrir, como o tamanho do empreendimento, a abrangência da atividade, o nível de tecnologia envolvida e o tipo de prestação de serviço.
“Há uma tendência de empresas com prestadores de serviços terem uma demanda menor de capital para iniciar o negócio, porque o serviço está concentrado no próprio indivíduo, na força de trabalho”, enfatiza o professor. O ideal, portanto, é desenvolver um plano estratégico que vai orientar e direcionar as perspectivas futuras.
Segundo Marinho, para manter o equilíbrio financeiro, diante de todas essas necessidades, quem vai abrir um novo negócio deve pensar nos gastos fixos e na margem de contribuição. É essencial fazer a seguinte pergunta: quanto tenho que produzir para garantir pelo menos um gasto igual a zero?
“É bom que o ambiente produtivo tenha volume capaz de gerar margem de contribuição suficiente para pagar os gastos fixos e que o ambiente financeiro não exerça uma diferença significativa entre os prazos médios de recebimento e os prazos médios de pagamento”, orienta Silvério Marinho.
O professor Silvério Marinho elencou cinco dicas para ajudar quem está iniciando um investimento em um novo negócio.
1 – Para Silvério, é essencial ser corajoso. O professor ressalta que, com a decisão de ser empreendedor no Brasil, onde há uma insegurança jurídica acentuada, é fundamental ter coragem para enfrentar os problemas e imprevistos que podem surgir.
2 – Também é preciso ter conhecimento sobre o mercado. Ainda pelo fato de o Brasil ter um ambiente jurídico muito instável e plural, com decisões que não levam à mesma direção, o professor explica que o empreendedor, ao iniciar um novo negócio, deve ter informações sobre o regime de tributação ao qual o negócio será submetido, os órgãos reguladores da atividade escolhida e as questões jurídicas que envolvem o empreendimento.
3 – Escolher adequadamente as fontes de capital também é fundamental. Silvério Marinho explica que é necessário decidir como as fontes de capital serão financiadas (se por bancos, fornecedores, sócios) e conhecer o risco e a dinâmica dessas fontes (quando os pagamentos serão feitos, se há algum prazo para devolução do dinheiro, entre outras questões que envolvem a segurança financeira do empreendedor).
4 – Também é importante escolher os ativos em que vai investir, isto é, quais os ativos necessários e adequados para fazer o novo negócio acontecer. Isso tudo de forma assertiva para ter um ambiente seguro. A escolha de um investimento implica também na segurança financeira daquele negócio.
5 – Coração e mente abertos para inovação e tecnologia são primordiais. É importante buscar novas formas de agir e pensar e escolher produtos que melhorem verdadeiramente a qualidade de vida do consumidor.
Eleita a nona melhor escola de negócios do mundo e a melhor da América Latina pelo Financial Times, a Fundação Dom Cabral desenvolve há mais de 40 anos executivos, gestores públicos, empresários e organizações de diversos segmentos em vários países. Conectando teoria e prática, a FDC oferece soluções educacionais nacionais e internacionais, sustentadas por alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições na Europa, nos Estados Unidos, na China, na Índia, na Rússia e na América Latina.
Fonte: Assessoria de imprensa da Fundação Dom Cabral