João Pessoa ganhou efetivamente nessa quarta-feira (10) um mecanismo para viabilizar o financiamento de pesquisas e estimular o surgimento de startups. Trata-se do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai gerir recursos do Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia e orientar para projetos de inovação, principalmente aqueles que visem solucionar problemas da cidade. O prefeito Cícero Lucena (PP) deu posse ao grupo, que já realizou uma primeira reunião.
O prefeito destacou a importância de se estimular a pesquisa, inovação e criatividade para o desenvolvimento do Município. “Nossa gestão valoriza o papel da tecnologia no dia a dia, não apenas no discurso, e ficamos muito felizes em incentivar a ideia, o trabalho e a criatividade para que elas se transformem em ferramentas concretas de melhoria da vida das pessoas”, afirmou Cícero Lucena.
“O Conselho é peça chave do que chamamos de Sistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da cidade de João Pessoa. A Capital não tinha um equipamento que viabilizasse o financiamento de projetos de pesquisa, nem mesmo os de interesse do Município”, explicou o secretário municipal da Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, que vai presidir o Conselho.
Veja também
Cícero autoriza pavimentação de mais oito ruas em Oitizeiro
O colegiado vai convocar professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação, entre outros, que possam contribuir com soluções para problemas e demandas da cidade. Depois disso se estimula a criação de uma empresa, uma startup, cujo início pode ser financiado pelo Fundo Municipal.
“Podemos fazer o primeiro contrato para que transformem a ideia em um produto e na sequência a Prefeitura pode contratar para prestar o serviço. A gestão atua já a partir da encomenda da pesquisa e cria novas empresas de tecnologia. Este era um mecanismo que não existia e que é indispensável para uma cidade que quer ser referência para se trabalhar e fazer negócios em tecnologia”, afirmou Guido Lemos.
Formação
O Conselho é formado por representantes do Poder Público Municipal, no caso o secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, o diretor de Difusão e Inovação da Secitec, Edvaldo Rocha Filho; e o coordenador municipal da Unidade de Tecnologia da Informação da Secretaria de Gestão Governamental, Bruno Crispim.
O vereador Tiago Lucena representa a Câmara Municipal de João Pessoa. Já as instituições de ensino são representadas pelo superintendente de Tecnologia da Informação da UFPB, Valdir Braga, e a coordenadora do Curso de Ciência da Computação da Unipê, Thatyana Guerra. Representando o setor econômico está o empresário Luiz Fábio Cavalcanti.
Fonte: PMJP