O prefeito Cícero Lucena (PP) recebeu em seu Gabinete, em Água Fria, o adido cultural da França, Matthieu Thibaudault. O encontro aconteceu nessa quinta-feira (25), e foi oportunidade para discussão sobre as parcerias em andamento para o audiovisual da Capital.
“Com a chegada do nosso festival, o Festincine JP, estamos tendo intercâmbio com diversos países. A França é um berço cultural e tem muito a contribuir, não apenas no audiovisual, mas em outras áreas cujas conversas foram iniciadas hoje. Compartilhando o conhecimento e o esforço vamos conseguir fazer de João Pessoa cada vez mais um espaço da arte e da cultura”, afirmou.
Matthieu está em João Pessoa para participar do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa, o Festincine JP, que será aberto na manhã desta sexta-feira (26). Ele, no entanto, já atua em parceria com a cidade após cooperação da Prefeitura da Capital, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), com a Embaixada da França no Brasil.
Veja também
Ministra Maria Thereza toma posse na presidência do STJ
O adido explicou que a gestão municipal identificou a necessidade de trazer aos profissionais locais informações que dependem de conexões e redes de quem já frequenta os mercados internacionais da área. “São detalhes que os profissionais precisam conhecer para chegar ao mercado internacional. Essa foi a minha missão e encontramos uma produtora francesa lusófona que vai apresentar os melhores caminhos a este grupo”, explicou Matthieu.
“Por meio desta parceria conseguimos ofertar um laboratório de cinema que capacita cerca de 25 produtores do nosso audiovisual, para que aprimorassem seus projetos a serem apresentados no Festincine JP. Nossa intenção é ampliar essa parceria para as áreas da literatura, artes plásticas, dança, teatro e até mesmo na questão da memória e identidade, restaurando nosso patrimônio artístico e cultural”, afirmou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
O Festival Internacional de Cinema de João Pessoa acontece de 26 a 30 de agosto e contará com exibição de filmes em sessões gratuitas, encontros e oportunidades de negócios para o mercado audiovisual. A ideia é exibição de filmes, produção e mesas de negócios entre os diretores e produtoras de cinema do País e do exterior, envolvendo os principais players do setor. A ideia é difundir o cinema mundial para a população de João Pessoa e incentivar o mercado audiovisual da Paraíba e arredores.
Fonte: PMJP