O governador João Azevêdo (PSB) deve ter sua vaga garantida para o segundo turno das eleições deste ano, pois aparece como líder em todas as pesquisas de intenção de voto. Mas sua liderança é colocada em xeque em apenas um cenário: a associação ao presidente da República. Quando associado ao ex-presidente Lula (PT), Veneziano (MDB) dispara e assume a dianteira na disputa eleitoral.
A pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (19), confirma João à frente dos demais candidatos, com 33% das intenções de voto contra 17% de Veneziano, 15% de Nilvan (PL) e 14% de Pedro. Mas o cenário se inverte já no primeiro turno assim que as candidaturas são associadas. Com Lula, Veneziano ultrapassa João, com 32% das intenções de voto contra 25% do candidato de Alckmin que aparece na pesquisa como independente.
Veja também
Ex-presidente do Banco Central destaca legado econômico do Governo Lula
Para chegar aos resultados, o instituto realizou 1000 entrevistas entre os dias 16 e 17 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa, contratada pela RecordTV, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PB-04433/2022.
Com informações da Carta Capital.