Terminou nessa sexta-feira (30) o prazo permitido pela Justiça Eleitoral para que candidatas e candidatos façam propaganda eleitoral na internet de forma paga. No limite da lei, entre o que se considera propaganda e o chamado impulsionamento de conteúdo, como também são conhecidas as publicações patrocinadas, candidatos na Paraíba desafiam a legislação para tentar conquistar os últimos eleitores por meio das redes sociais digitais.
O limite é determinado pela Resolução nº 23.610/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina, em seu Art. 42, a antevéspera das eleições como o último dia permitido para a propaganda eleitoral paga.
Há no entanto uma divergência entre juristas a respeito do prazo para o impulsionamento de conteúdo. Apesar de limitar a propaganda paga até a antevéspera, o trecho da resolução que trata do impulsionamento não especifica data, o que faz com que alguns candidatos optam por arriscar em busca dos últimos votos.
Veja também
Eleições 2022: votação segue horário de Brasília em todo o país
Na manhã deste sábado (1), um vídeo patrocinado pelo candidato a governador da Paraíba, Pedro Cunha Lima (PSDB), estava sendo entregue aos usuários da rede social Instagram.
Pedro não foi o único a arriscar a segurança jurídica em troca de votos. Também nesta manhã, na mesma rede social usada pelo tucano, circulou um vídeo patrocinado pela candidata a deputada federal Rafaela Camaraense (PSB).
Matéria alterada às 14h09 para ajuste no título e acréscimo de informações.