A Prefeitura de João Pessoa e o Governo Federal se uniram na manhã deste domingo (16) para reforçar o alerta em relação ao câncer de mama. Como parte da programação do Outubro Rosa, mês referência no diagnóstico e combate à doença, o prefeito Cícero Lucena e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lideraram caminhada pela orla do bairro do Cabo Branco.
“O câncer de mama é o principal no que se refere à causa de óbitos entre as mulheres e temos que trabalhar para ampliar o diagnóstico precoce e a perspectiva do tratamento cirúrgico na fase inicial da doença para revertermos os indicadores negativos”, afirmou o ministro.
O prefeito Cícero Lucena (PP) destacou que a ideia do evento é que se crie consciência na população para que as mulheres busquem os exames. “É motivo de muita alegria pois o nosso propósito na gestão é fazer com que todo o ano seja rosa”, afirmou. Ele estava acompanhado da primeira-dama do Município, Lauremília Lucena.
Veja também
Morre aos 101 anos o ex-governador Milton Cabral
De acordo com a secretária executiva da Saúde, Janine Lucena, qualquer mulher pode procurar o Município para tratar da doença ao longo de todo o ano. “Elas podem procurar a Unidade de Saúde e serão encaminhadas ao Santa Isabel, referência na saúde da mulher, onde farão todos os exames nas áreas de ginecologia e mastologia. Nosso acompanhamento dura o ano inteiro e funciona com portas abertas”, explicou.
Estiveram presentes no evento a deputada federal Elisa Virgínia, o deputado estadual Cabo Gilberto, e a vice-presidente do Conselho Regional de Medicina, Débora Cavalcante.
Fonte: PMJP