A nova pesquisa Ipec encomendada pela Rede Globo e divulgada nesta segunda-feira (24) mantém o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oito pontos percentuais à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL) nos votos válidos. Com os mesmos números do levantamento anterior, este resultado confirma o fracasso da campanha de Bolsonaro na tentativa de uma possível virada contra Lula.
O novo levantamento foi feito entre sábado (22) e esta segunda, e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Se a eleição fosse hoje, Lula teria 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, 46%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. No levantamento anterior do Ipec, Lula tinha 54% dos votos válidos; Bolsonaro, 46%.
Veja também
Roberto Jefferson e o Véio da Havan: o suprassumo do bolsonarismo
Este é o quarto levantamento do Ipec após o primeiro turno das eleições. Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 183 municípios entre sábado (22) e segunda-feira (24). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-06043/2022.
No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.
Com informações do portal G1.