Quanto custa fazer uma campanha eleitoral? Há gastos com publicidade, produção de jingle, material audiovisual e para a internet, além de impressos como panfletos e adesivos. E para limpar uma fossa, é caro? Parece não haver qualquer tipo de relação entre os dois tipos de gastos, mas na campanha do vice-presidente da República e senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão (Republicanos), política e esgoto se encontram.
A prestação de contas do senador eleito apresenta gastos com uma empresa de segmento no mínimo inusitado para uma campanha eleitoral. De acordo com dados da plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mourão gastou R$ 180 mil com a empresa Advento Rj Desentupidora e Servicos LTDA.
Aberta há menos de um ano, em 27/12/2021, a empresa, conforme Mourão, teria fornecido serviços de “promoção da candidatura”, no entanto, ela só está habilitada para atuar com esgoto, pragas urbanas e resíduos.
Veja também
Podcast 40 Graus: Copa do Mundo
Também chama atenção o local onde a empresa funciona, em Niterói, no Rio de Janeiro, pois a eleição foi para senador pelo Rio Grande do Sul. A empresa está em nome de Danieli Carolini Leal de Souza e Rhayssa Cristina Santos dos Santos.
Mourão foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul com 2.593.294 votos (44,11%). Em segundo lugar ficou Olívio Dutra (PT), com 2.225.458 votos (37,85%).