“Em vez de assistirmos passivamente a história passar, resolvemos registrá-la”, diz Marcel Parentoni, um dos organizadores do livro coletivo ‘Intervenções nas instituições federais de ensino: reitoras e reitores eleitos e não empossados: nossa luta, nossa história’ (Encontrografia Editora, 2022, 338p), que reúne depoimentos de reitores e vice-reitores eleitos e não nomeados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
A obra denuncia que houve “intervenção” do Governo Bolsonaro em 25 instituições federais com nomeações de reitores não escolhidos por suas respectivas comunidades acadêmicas. Apesar da consulta interna nas instituições de ensino, a prerrogativa da escolha é do presidente da República. As nomeações feitas por Bolsonaro privilegiando aliados políticos são vistas como autoritárias e destoam da tradição de se nomear o mais votado, porém estão dentro da legalidade.
Veja também
Encontro entre Lula e Biden deve acontecer no início de 2023
“Ao mesmo tempo que traz uma elevada carga de sentimentos, este livro também é um convite à renovação das esperanças. É a nossa luta para que reitoras e reitores eleitos sejam, hoje e sempre, reitoras e reitores empossados. É a nossa luta para que, nunca mais, as instituições federais de ensino tenham que ser submetidas ao que estamos vivenciando”, diz Marcel Parentoni.
O livro está disponível em formato digital para download gratuito e pode ser acessado neste link. Para quem quiser adquirir a edição impressa, a obra custa R$ 54 e pode ser pedida diretamente pelo site da editora.