A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) e do Departamento de Programas Especiais, em parceria com a Fundação Cultural (Funjope), realizou a ‘I Mostra de Cinema Negro João Pessoa’. O evento aconteceu, na noite dessa segunda-feira (12), na Escola Municipal Tharcilla Barbosa da Franca, no bairro do Grotão.
“Nós exibimos cinco curtas metragens realizados por pessoas negras. Esses vídeos foram produzidos nos últimos três anos. São do gênero documentário e ficção onde religiosidade, cidade e as matrizes da cultura afro paraibana se convergem. Esse é o nosso terceiro momento. Os outros dois primeiros aconteceram na Usina Cultural Energisa e reuniu alunos do 6º ao 9º do Fundamental II”, explicou o chefe da Seção de Direitos Humanos, Projetos Integradores e Projetos de Vida da Sedec, Lucian Souza da Silva.
Veja também
Plenário da Câmara dos Deputados se reúne para votar PEC da Transição
Os curtas foram projetados para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal e professores que aplaudiram a iniciativa da Prefeitura de João Pessoa.
“Essas apresentações nos explicaram sobre respeito. Os filmes fizeram a gente abrir mais a mente e espero que possamos ter mais oportunidades para momentos como este. Estão de parabéns todos que tiveram essa grande iniciativa”, disse Vitor Carlos, aluno do Ciclo IV da EJA.
Após a exibição, os alunos puderam participar de um debate com as atrizes, diretoras e o curador da Mostra.
“A gente enquanto gestor escolar entende que uma ação desse porte traz toda uma discussão e reflexão sobre a temática da consciência negra, da valorização da ancestralidade negra aqui em nosso País. Isso é muito importante, até porque somos formados por uma miscigenação cultural. A Escola Tharcilla Barbosa está de portas abertas para nos próximos anos receber esses momentos, essas ações que vem unir, aglomerar e conglomerar esses sentimentos de valorização da cultura afro da nossa sociedade”, falou o gestor pedagógico da escola, Júlio César Lima Fernandes.
Quem também esteve presente e expressou a alegria de vivenciar este momento foi a professora de Português da EJA, Kadydja Menezes.
“Logo após esse mês de novembro, que é o mês que a gente pensa a consciência negra, eu acho que esta Mostra de Cinema foi na verdade um grande presente. É a primeira vez que a gente recebe na escola um grupo que vem trabalhar curtas metragens trazendo essa reflexão em relação a uma educação antirracista, uma educação que traga temáticas relacionadas a história afro-brasileira. É só alegria ao ver também os alunos participando de debates e se colocando”, disse ela.
Confira a relação dos curtas metragens exibidos
– Odú Pupa – Carine Fiúza (PB) – 10”;
– Preceito – Laiz de Oyá (PB) – 10”;
– Café Com Rebú – Danny Barbosa (PB) – 14”;
– Guaparey Tuba- Coletivo Apaie (PB) – 13”;
– Lebara – Sérgio Ferro (BA/PB) – 20”.
Fonte: PMJP