A Prefeitura de João Pessoa, por meio do Programa João Pessoa Sustentável, realiza nesta quinta-feira (15) a 1ª Audiência Pública para discutir o Projeto Básico de Recuperação e o novo Parque Socioambiental da cidade a ser implantado na área do antigo Lixão Roger. O objetivo é recuperar ambientalmente o espaço e devolvê-lo à cidade com a ajuda e participação popular. Será no Ginásio do Guarany, às 18h. A ideia é ouvir a população para que esta ajude a escolher a melhor solução para a área de 31 hectares. O evento também será transmitido remotamente pelo canal da prefeitura no YouTube.
“Momentos como esse, em que a população recebe informações e avalia o que acha do projeto, é fundamental para o sucesso do futuro Parque Socioambiental do Róger. É um momento em que a gestão entende ainda mais a demanda da população, suas preocupações e dúvidas. E esse debate pode ser incluído na construção do projeto”, afirma Thais Gidi, coordenadora ambiental do João Pessoa Sustentável.
Veja também
Política de incentivo à agricultura e à pecuária de precisão entra em vigor
Além da escuta dos moradores, uma cartilha com informações sobre os estudos realizados será distribuída entre os participantes. O material, que também pode ser baixado diretamente da página do Programa, no site da prefeitura, já foi disponibilizado às partes interessadas, como associações, moradores e empresas diretamente afetadas pelas intervenções. A primeira divulgação foi realizada em reunião da Casa Pequeno Davi, no dia oito de novembro. “Dessa forma todos tem a possibilidade de ter acesso prévio às informações, pensar sobre o assunto, discutir com amigos e avaliar em conjunto a melhor opção para os diferentes envolvidos no processo”, destaca Thaís.
No último ano foram feitos vários estudos no antigo Lixão: do solo, da água e do ar, contando com mais de 1000 análises de laboratórios e avaliação de possíveis gases acumulados. Mesmo tendo recebido diariamente cerca de uma tonelada de resíduos sólidos de forma inadequada por 45 anos, o diagnóstico indicou níveis de poluição baixos. Ainda assim, será necessária uma recuperação ambiental antes da implantação do Parque. Só depois dessa requalificação serão iniciadas as obras do Parque.
O Parque terá 21 hectares em virtude da necessidade de manter os espaços de mangue preservados e considerando estudos hidrológicos e de mudanças climáticas para a região. Será um espaço de proteção ambiental que poderá receber quadras poliesportivas, parques, pavilhão para ensaios e apresentações culturais, salas para cursos profissionalizantes e muito mais.
Todo o diálogo com a comunidade do Róger tem acontecido com o apoio da Secretaria de Participação Popular, que tem levado seus articuladores para conversar com os moradores e realizado consultas públicas.
Tem como objetivo a promoção do desenvolvimento social, urbano e econômico da cidade por meio da redução das desigualdades, da modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. É orçado em 200 milhões de dólares, metade financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a outra parte contrapartida da Prefeitura de João Pessoa.
Serviço
Data: 15/12/2022
Horário: 18h00
Local: Ginásio do Guarany do Roger (R. Dezenove de Março, 13 – Baixo Roger)
Fonte: Assessoria de Imprensa