Compositor, cantor, percussionista e uma das principais referências da música na Paraíba e no Nordeste. Este breve resumo sobre Escurinho pode ser conferido de perto nesta sexta, 30, no show de encerramento do Natal na Usina. A apresentação será às 20h, na Tenda da Música e a entrada é gratuita.
Escurinho estuda a música nordestina desde a década de 70, quando fundou o Grupo Ferradura, com o compositor Chico César. Interprete performático, traz em sua música uma poesia urbana de caráter social, unindo regionalismo com pesquisas de sons indígenas e africanos numa combinação explosiva com o rock. No show preparado para o Natal na Usina, Escurinho vai lançar o EP “O bom é tomar cuidado”.
Veja também
Gkay desativa Twitter após viralizarem publicações em apologia ao nazismo, racismo e gordofobia
Há três anos, ele produz o projeto “Ciranda da Penha”, onde realiza na praia de mesmo nome, uma vez ao mês, shows com grupos de cultura popular. Escurinho tem quatro discos lançados e está finalizando seu quinto disco – “O bom é tomar cuidado” – com músicas feitas durante o período da pandemia. Em 2005, lançou o DVD “Toca Brasil” gravado ao vivo no Itaú Cultural e ao lado do cantor Chico César realizou uma série de shows na Espanha, Bélgica, Suíça e Itália.
Palco Bonde
Às 19h, o Coletivo Tribo Éthnos vai comemorar os 32 anos de história com o espetáculo “O Preto e o Branco e a Jornada de Mundos Possíveis”, que foi adaptado para especialmente para o Natal na Usina. A performance é encenada pelos artistas Ayleen Vant e Vant Vaz, com a bailarina Karla Oliveira, e tem como inspiração nas forças da dualidade, do existir como um sonho ou de uma ilusão.
Em clima de Réveillon
Com releituras e medleys, a banda Funkeria quer fazer o público dançar da primeira à última nota. O show começa às 22h, na Sala Vladimir Carvalho e promete uma prévia de Réveillon com uma trilha clássicos da soul e dance music dos anos 70 e 80, hits do pop que atravessaram o milênio e canções contemporâneas que contagiam pessoas de todas as idades.
A Funkeria é uma big band que preza pela empolgação na execução das canções, com um show contagiante e divertido, homenageando ícones do pop, da soul music e da black music, como Michael Jackson, Stevie Wonder, Tim Maia, James Brown, Marvin Gaye, Beyoncé, Prince, Bruno Mars e Aretha Franklin, entre outros nomes que marcaram a história da música.
O Natal na Usina é um projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal e patrocínio da Energisa.
Sexta – 30 de dezembro
19h- Coletivo Tribo Éthnos -Palco Bonde
20h – Escurinho – Tenda da Música
22h – Funkeria -Sala Vladimir Carvalho
Fonte: Assessoria de imprensa