ads
Política -
Daniella pede que Lula reconsidere extinção da Funasa; órgão vinha sendo gerido na Paraíba por sua mãe
Termômetro da Política
Compartilhe:
Virgínia Velloso Borges, mãe da senadora Daniella Ribeiro (à direita), era superintendente da Funasa na Paraíba (Foto: Reprodução/Instagram)

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) pediu diretamente ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que reconsidere a decisão de extinguir a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Por meio de sua assessoria de imprensa, a parlamentar alega que foi procurada por prefeitos preocupados com a extinção do órgão, que na Paraíba era até o ano passado gerido por sua mãe, a ex-prefeita de Pilar, Virgínia Velloso Borges.

Não há motivo para preocupação a respeito da atuação do órgão. De acordo com a MP 1.156/2023, as atividades relacionadas à vigilância em saúde e ambiente ficarão com o Ministério da Saúde e as demais atividades da Funasa serão assumidas pelo Ministério das Cidades. A transferência da estrutura, do patrimônio, do acervo, e dos contratos da fundação será feita gradualmente, após ato do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço Público.

Veja também
Medida provisória altera regra de cálculo do PIS e Cofins das empresas

A Funasa é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Saúde e tem o seu trabalho voltado para a promoção e proteção da saúde, implementando ações especialmente na área de  saneamento para prevenção e controle de doenças.  A sede fica em Brasília e cada estado tem uma superintendência.

Com a mudança, não há definição sobre como ficarão os superintendentes regionais, caso de Virgínia Velloso Borges, mãe da senadora, do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e avó do vice-governador Lucas Ribeiro (PP).

Com informações da assessoria de imprensa e da Agência Senado.

Compartilhe: