O ano de 2023 começa com a democracia restabelecida e os ventos da esperança a soprar no país que volta a valorizar sua cultura. Neste cenário, as festividades carnavalescas de João Pessoa retomam a posição de referência em todo o Brasil e o projeto Folia de Rua, da Prefeitura de João Pessoa, tem tudo para marcar seu maior ano de realização de todos os tempos. A abertura ficará a cargo de ninguém menos que Margareth Menezes, ministra da Cultura do Governo Lula.
Na tarde desta quarta-feira (18), o prefeito Cícero Lucena (PP) e o vice-prefeito Leo Bezerra (PSB) anunciaram a programação do Carnaval Tradição e do Folia de Rua, que além de Margareth Menezes, terá atrações como Psirico, Tatau, Elba Ramalho, Alok, Nattanzinho e Bell Marques. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Hotel Globo, no Centro Histórico.
“Depois de dois anos estamos tendo a oportunidade de, em um esforço conjunto, retomar algo que é símbolo do nosso carnaval. Esse evento vai trazer um novo momento para o Folia de Rua”, afirmou o prefeito.
Os eventos carnavalescos da capital vão acontecer de 9 a 20 de fevereiro. A abertura fica por conta de Margareth Menezes, que se apresenta no Ponto de Cem Réis, a partir das 21h. O Folia de Rua acontece de 10 a 18 e o Carnaval Tradição encerra a festa com desfiles nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro. No total, estão sendo investidos R$ 3 milhões.
Veja também
A vida de quem em primeiro lugar?
O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, explicou que o projeto nasceu de um conjunto de conversas com todos os envolvidos. “Criamos o critério de olhar o investimento feito no último carnaval e projetamos acréscimo. Marcamos a experiência anterior e a partir disso projetamos custos, inflação, cachês e esse é um critério objetivo”, explicou.
O presidente do Folia de Rua, Sérgio Nóbrega, agradeceu ao prefeito pelo diálogo e construção. “Tudo foi feito com muita parceria. Neste momento Cícero dá demonstração do apreço que tem pela cultura de João Pessoa, pois os blocos são parte da história e do patrimônio da cidade. Poucas vezes vimos essa aproximação”, avaliou.
O presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa, Pedro Cândido, afirmou que a partir daquele momento se tinha a certeza do carnaval. “Quero expressar nossa satisfação. A liga agora se prepara para o pós-carnaval para trabalhar o Carnaval de João Pessoa junto com a Prefeitura o ano todo”, destacou.
Ainda participaram da solenidade os vereadores Helena Holanda, Luís da Padaria e Emano Santos e o secretário municipal de Turismo, Daniel Rodrigues.
Dia 9: Margareth Menezes
Abertura – Ponto de Cem Réis
Dia 10: Bell Marques
Bloco Vumbora – Epitácio Pessoa
Dia 11: Nattanzinho
Bloco dos Atletas – Epitácio Pessoa
Dia 11: Tatau
Bloco Tambiá Folia – Praça Prefeito Manoel Moreira da Nóbrega, Tambiá
Dia 11: Patchanka
Bloco Banho de Cheiro – Epitácio Pessoa
Dia 12: Psirico
Bloco Virgens de Tambaú – Epitácio Pessoa
Dia 13:
Bloco Muriçoquinhas do Miramar – Epitácio Pessoa
Dia 15: Mestre Fuba e convidados (Elba Ramalho, Alok e outros)
Bloco Muriçocas do Miramar – Epitácio Pessoa
Dia 17:
Bloco Cafuçu – Praça Dom Adauto (Centro)
Dia 18: Vall Valim
Bloco Vaca Morta – Padre Zé
Carnaval Tradição – Avenida Duarte da Silveira (Beira Rio)
Dia 18: Tribos Indígenas e Clubes de frevo
DIA 19: Tribos indígenas, clubes de frevo e escolas de samba
Dia 20: Ala Ursas
Obs: As atrações dos blocos Muriçoquinhas e Cafuçu ainda serão confirmadas.
Com informações da PMJP