O presidente Lula já deu o recado aos liberais e antidemocráticos de plantão. Não faz sentido o Brasil ter uma taxa básica de juros de 13,75%, assim como não tem lógica uma meta de inflação tão baixa, calculada de forma proposital para que seja impossível de se alcançar e, ultrapassada, justifique os altos juros que só beneficiam a bancos e castigam tanto as empresas que poderiam gerar riqueza para o país quanto a população mais pobre.
Mas se é ruim para o Brasil, por que o Governo Lula não controla? Entra aí a chamada “autonomia do mercado”. A aberração criada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro que deu independência ao Banco Central deixou na verdade o povo brasileiro dependente dos interesses de quem não tem qualquer compromisso com a democracia ou a responsabilidade social.
No episódio 58 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira debatem o contrassenso de um banco que tem poder de decisão sobre os rumos da economia do país, é financiado pelo governo do mesmo país, mas faz questão de se abster das questões sensíveis sobre desenvolvimento e ainda se posiciona imune à representação democrática eleita pela população.
Também entram em pauta neste programa os lucros dos bancos privados, mais fraudes fiscais em empresas listadas na Bolsa de Valores e ainda o escandaloso caso da Braiscompany.
Podcast 40 Graus é o programa em streaming do Termômetro da Política. Toda semana, um novo episódio.
Ouça nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Deezer, ou assista diretamente no YouTube: