Uma série de buzinaços chamou atenção de quem trafegava na manhã desta quarta-feira (15) pela avenida Flávio Ribeiro Coutinho, o Retão de Manaíra, em João Pessoa. A cada vez que o semáforo em frente à Praça do Carro Antigo fechava, uma nova onda de buzinadas era percebida. O causador do rebuliço sonoro era um único manifestante que, sozinho e fantasiado de super-herói, provocou reações de quem é contra a proposta de engorda das praias de João Pessoa.
“Eu faço isso pelo nosso futuro, pelo meio ambiente. Viram o que aconteceu com [Balneário] Camboriú? Não podemos deixar que façam isso com João Pessoa”, dizia o manifestante aos motoristas que paravam no semáforo, assim como aos pedestres que transitavam na faixa e nas calçadas.
Vestido de Batman e com uma caixa de som acoplada nas costas que tocava a trilha sonora da série clássica do homem-morcego, o manifestante, escondido sob a fantasia, exibia um cartaz em protesto contra o projeto de engorda das praias de João Pessoa.
O suposto projeto ao qual o ‘batman’ pessoense se refere na verdade nem existe ainda, mas vem sendo bastante debatido nos últimos dias pela classe política e por ambientalistas de João Pessoa. A discussão começou quando o prefeito Cícero Lucena (PP) antecipou, em entrevista a jornalistas, a intenção de fazer a engorda das praias.
De acordo com o secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Rubens Falcão, em entrevista concedida à rádio CBN, a proposta está em fase de estudos técnicos e só será colocada em prática após amplo debate junto à sociedade e aprovação em todas as instâncias ambientais e governamentais.