As vacinas são altamente eficazes e uma ferramenta fundamental para colocar a pandemia de covid-19 sob controle. Por isso, a população não pode relaxar e sempre atender aos alertas e convocações do poder público, principalmente quando se trata de um cuidado coletivo.
A Prefeitura de João Pessoa, junto aos profissionais de saúde, estará mobilizada no período do Carnaval para garantir a continuidade da assistência preventiva com a oferta da vacinação de rotina e dos imunizantes que protegem contra a covid-19. Para os idosos acima de 80 anos, a vacinação foi ampliada com a Pfizer bivalente.
Neste sábado (18) e na próxima segunda-feira (20), a vacinação acontecerá, exclusivamente, das 8h às 16h, no Mangabeira Shopping e no Santuário Mãe Rainha, no bairro Aeroclube. Na Quarta-feira (22) de Cinzas, a vacinação será retomada, a partir das 13h, em todas as salas de vacina da rede municipal.
Veja também
Ministério cria observatório de combate à violência contra jornalistas
“Para manter os níveis de proteção contra a covid-19 é importante que as pessoas completem os ciclos de vacinação disponíveis, de acordo com cada faixa etária. Os reforços fortalecem a proteção contra o vírus e as variantes existentes. Com o ciclo vacinal completo e nos prazos recomendados, as pessoas estarão com um maior nível de proteção”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
As crianças a partir de seis meses de idade, que iniciaram o esquema vacinal nos dias 14 de novembro (com comorbidade) e 1º de janeiro (sem comorbidades), devem ser levadas a um dos serviços para tomar a segunda dose com 28 dias ou a terceira dose com 60 dias, com imunizantes Pfizer-BioNTech baby.
O imunizante bivalente deve ser usado somente para dose de reforço para quem já iniciou o esquema vacinal com pelo menos duas doses das vacinas monovalente, com intervalo de 4 meses (120 dias) da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com as vacinas Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante BA.4 e BA.5 – de preocupação no momento.
O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.
No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial e o cartão de vacina que comprovem outras doses dos imunizantes que previnem contra Covid-19, além do Cartão do SUS.
Ação de prevenção:
Todas as vacinas do calendário de rotina e contra Covid-19.
Com a bivalente APENAS para idosos 80+
Sábado (18):
Domingo (19):
Segunda-feira (20):
Terça-feira (21):
Quarta-feira (22)
Fonte: PMJP